Monday, March 02, 2009

Arroz para todas as ocasiões




O arroz é dos produtos mais produzidos e consumidos no mundo inteiro, e porquê? Porque é versátil, adaptando-se ás várias formas de confecção.

Ou seja, existem vários tipos de arroz e para que as investidas pela cozinha resultem bem é necessário que conheçamos essa versatilidade de forma a podermos usar o mais adequado à situação.

Carolino - Esta é a variedade mais cultivada em Portugal. É um grão longo e arredondado. Muito versátil e o que melhor se adapta à cozinha tradicional portuguesa, uma vez que se interliga muita bem com os outros ingredientes. Tanto é adequado para fazer o chamado arroz malandrinho, como arroz solto (seco) ou para o saboroso arroz doce.

Agulha – Este é o arroz mais comercializado a nível mundial. É longo, mas mais estreito que o carolino e é indicado para os pratos que pedem um arroz solto, nomeadamente no forno, uma vez que possui um alto teor de amiltose que lhe permite ficar com uma textura firme depois de cozido.

Arbório – Este é um grão parecido com o carolino, mas mais cheio e com um laivo branco que o caracteriza. Indicado para os famosíssimos risotos, mas também pode servir para ligar sopas.

Asiáticos – Estes podem ser encontrados nas lojas de produtos asiáticos ou em lojas gourmets e destinam-se na sua grande maioria ao sushi.

Basmati – Diferencia-se dos outros, em especial pelo seu aroma, daí que seja adequado para pratos onde se pretende ressaltar o sabor do arroz com alguma coisa. Possui uma textura seca.

Integral – Este apresenta algumas desvantagens, nomeadamente o facto de ter de ficar de molho antes de ser cozinhado, assim como a extrema dificuldade em misturar-se muito bem com os outros ingredientes (problema de liga). Contudo, apresenta vantagens nutricionais, em virtude das suas propriedades antioxidantes.

Vaporizado – É também designado de arroz estufado e ao contrário dos outros, este tipo de arroz não é descascado ficando com um aspecto acastanhado e ao ser cozinhado ganha uma textura firme e menos pegajosa. Tal acontece porque o amido gelatiniza quando é descascado. À semelhança do arroz integral, este também possui uma grande dificuldade para interagir com os outros ingredientes e captar os aromas e sabores.

No comments: