Tuesday, March 03, 2009

Queijos DOP, um Orgulho Nacional


No artigo anterior, escrevi sobre os nossos queijos DOP, mas somente referi quais os que possuíam esse certificado da União Europeia. Desta vez, encontrei aqui na web uma outra lista deste tipo de queijos com a sua respectiva descrição (curta), e que me parece de alguma forma elucidativa e ajuda a despertar a curiosidade para um conhecimento mais profundo deste quitute tradicional.

Queijo da Serra [DOP] - é um dos mais conhecidos, amanteigado e feito a partir de leite de ovelha.

Queijo de Azeitão [DOP] - é produzido com leite de ovelha, a zona da Serra da Arrábida assegura as condições ideais para a produção deste queijo. Produzido em Sesimbra, Palmela e Setúbal.
Queijo de Nisa [DOP] - Produzido no Alto Alentejo, com leite de ovelha. É um queijo semi-duro produzido em 8 concelhos da região.

Queijo Picante da Beira Baixa [DOP] - com um sabor forte a picante, é feito com leite de ovelha ou de cabra, por vezes até com uma mistura dos dois.
Queijo do Pico [DOP] - para este queijo é usado leite de vaca. Produzido nos Açores, na Ilha do Pico.

Queijo Terrincho [DOP] - é feito com leite de ovelha da raça Churra da Terra Quente. A alimentação natural destas ovelhas permite que no Vale do Douro superior se produza este queijo.

Queijo de Cabra Transmontano [DOP] - produzido com leite de cabra, em concelhos do distrito de Bragança e de Vila Real.

Queijo de Évora [DOP] - queijo produzido no Alentejo com leite de ovelha. Caracteriza-se por ser um pouco picante e escurecer ao longo do tempo quando em contacto com o ar.
Queijo S. Jorge [DOP] - fabricado nos Açores (como o Queijo do Pico), mas desta feita, exclusivamente na Ilha de São Jorge, este queijo é feito com leite de vaca e apresenta uma consistência firme.

Queijo Mestiço de Tolosa [DOP] - Portalegre é o distrito onde este queijo é produzido. O nome provém da mistura de dois tipos de leite
Queijo Rabaçal [DOP] - a região centro do país é o local de produção deste queijo. Feito com leite de ovelha e cabra, os concelhos de produção situam-se em torno do maciço da Serra de Sicó.


Todavia, fico confusa, uma vez que a lista que apresentei no anterior post não corresponde a esta lista, ou seja, fico sem saber ao certo quantos e quais queijos portugueses realmente possuem este certificado. Se alguém me puder esclarecer quanto a esta dúvida ficarei bastante grata. No entanto, este assunto tornou ainda mais sólida a imperatividade de comprar o livro, Queijos Portugueses, de Maria de Lourdes Modesto e Manuela Barbosa.

Não me posso olvidar do facto de o Queijo de Nisa constar na lista de 100 melhores queijos do mundo apresentada pela revista norte-americana “Wine Spectator”em 2008. Os meus parabéns a todos que trabalham para que a tradicional confecção deste queijo se mantenha e aqueles que divulgam este produto nacional de Qualidade.
(Para mais informação consulte o artigo Sabor Além Fronteiras do site Chefes de Cozinha)

No comments: