Sunday, January 10, 2010

Pasta Fresca - muita emoção!






Hoje, enchi-me de coragem e pus “mãos à obra”, ou seja, fiz a minha primeira pasta fresca.

Creio que não é novidade a minha paixão pela cozinha italiana. Esta nasceu com os muitos episódios das séries do chef Jamie Oliver e que me levaram a devorar livros de receitas tradicionais italianas, a pesquisas diárias sobre os seus produtos mais típicos.

Sempre usei pasta seca que todos nós compramos no supermercado, contudo, há uns dias atrás experimentei comprar pasta fresca e assim pude constatar que não têm qualquer comparação. A pasta fresca absorve muito melhor os molhos que lhe adicionamos e é de longe muito mais saborosa.

Bem, como comprei uma máquina de pasta este Natal já era altura de a experimentar.

Pois bem, com muita calma e tendo plena consciência que não ia sair fantástica logo à primeira tentativa, arregacei as mangas e lancei-me ao desafio.

Misturei cerca de 100g de farinha e 1 ovo, amassei bem com as mãos e comecei a passa-la pelos vários dentes da máquina até ficar bem fina.
Depois, coloquei um suporte extra e experimentei fazer spaghetti e tegliatelle.

Muito bom!
Adorei esta minha experiência, fique e ainda estou radiante e orgulhosa com a minha performance. É que não me sai nada mal e pude também constatar que esta quantidade de pasta (100g de farinha + 1 ovo) dá para duas doses e não uma como havia lido em algumas receitas.

Fiquei de tal modo enamorada que não mais comprarei pasta seca, farei sempre fresca, uma vez que não demora assim muito tempo e com a experiência vou reduzindo o tempo de preparação e incorporar novos ingredientes como espinafres, ervas aromáticas, cenoura, azeitonas e mesmo canela.

Vou aqui reportando estas minhas investidas. Experimentem.

1 comment:

mãe rã said...

e olha que ficaram bem agradáveis á vista, certamente ficaram deliciosas ao palato, nham nham