Tuesday, January 24, 2012

Confort Food a resposta gastronómica aos tempos de crise.


Muito tenho lido sobre este conceito/slogan que surgiu nos últimos anos na sequência da crise económica global.

Trata-se então de comida que apela a um sentimento de nostalgia e de tradição mas com um toque renovado e com uma apresentação mais cuidada.
A resposta que muitos chefes nacionais e internacionais vêm dando nos últimos tempos como forma de chegarem a um outro público que não somente aquele capaz de pagar 70, 100 ou mesmo 200 euros por uma refeição.

Os tempos exigiram esta mudança, este esforço por trazer a nostalgia à mesa de um público mais ampliado. Público esse que acaba por lotar os gastro-pubs ou os Bistros e dar aos chefes um novo fôlego financeiro que lhes permite assim fazer frente aos constantes constrangimentos económicos a que o sector da restauração não é imune.

No plano nacional são exemplo disto os Chefes Victor Sobral com a Cervejaria da Esquina e a Tasca da Esquina, o Chef José Avillez com o seu Cantinho do Avillez ou o Chef Ludomir Stanisic e o Bistro 100 Maneiras, onde apresentam delicias gastronómicas como Peixinhos d horta com sal de limão e molho tártaro, Empadinhas de perdiz com bacon e cebolinhas (Cantinho do Avillez), ou ainda Sopa de borrego, Molejas com cebola, Túbaros à toureiro (Bistro 100 Maneiras).

Em termos internacionais e uma vez que vivo em Londres dou como exemplo o estrelado Chef Gordon Ramsay que em muitos dos seus restaurantes e Gastro-pubs também se viu forçado a enveredar por esta linha de Confort Food e engenharia de menus, dando uma maior primazia ao que por terras de Sua Majestade se comia e se come equacionando isto com preços “confortáveis”.

No The Narrow (em Narrow Street) apresenta um Slow cooked English duck leg, braised red cabbage ou Sausages and mash with onion gravy que são dois belos exemplos que apelam ao confort e com preços muito razoáveis.

Outro exemplo é no Foxtrot Oscar (Royal Hospital Road) que tem no seu menu uma Classic Caesar salad with crispy smoked bacon and poached egg ou Scottish smoked salmon, crème fraîche, mixed herbs, shallots and lemon, tendo a opção de 2 pratos por £18.00 / 3 courses £22.00 (sendo que esta engenharia de preços/pratos é praticada na grande maioria dos seus estabelecimentos).


Esta é assim a “oportunidade democrática” que chefes de renome colocam ao nosso alcance permitindo que possamos degustar as suas cozinhas de forma confortável ao paladar e à carteira.

No comments: