Tuesday, July 02, 2013

Neal`s Yard - o apaixonante mundo do quejo de Sua Majestade.

Tenho uma enorme paixão por queijos, sejam eles de vaca, ovelha, cabra, de maior ou menor maturação nacionais (Pt) ou internacionais.

Prova de tal gosto sãos os vários posts que já aqui escrevi. Contudo, o meu metabolismo resolveu pregar-me uma não muito engraçada partida ao me ser diagnosticada uma intolerância à lactose.
Ora bem, eu o leite e as natas passo bem sem elas, mas sem queijo … o caso aqui é diferente e vou arriscando uma fatia de vez em quando e não resisto em provar os queijos que me chegam ás mãos quer no trabalho quer em casa (tenho um namorado que partilha desta minha paixão e que acredito seriamente que poderia viver só à base de queijo, pão e carnes curadas – tudo de excelente qualidade).
Vivendo num país que possui tanto orgulho na vasta gama de queijos que possui é-me impossível evitar um tasting.

Sim o Reino Unido é morada de uma fantástica paleta de queijos, facto comprovado em qualquer supermercado e nos muitos farmer`s markets que abundam um pouco por todo o lado. De Inglaterra, a Gales, Escócia e Irlanda produzem-se cerca de 900 variedades de queijo (número de queijos presentes na ultima edição dos British Cheeses Awards).
O queijo é algo tão presente no dia a dia de um perfeito british que em casamentos, festas comemorativas como Natal ou Páscoa haverá com certeza uma cheese board, assim como é habitual oferecer-se uma caixa-sortido de queijos a amigos.

Para quem ficou curioso sobre esta loucura pelo queijo que em Terras de Sua Majestade se vive, deixo um excelente website, o da Neals`s Yeard, uma companhia que faz o link entre pequenos e médios produtores de queijo e que através das suas 2 lojas em Londres e o serviço online os comercializa para o público em geral.

Eu acabo de regressar de uma das suas lojas, a de Covent Garden, onde adquiri 4 queijos que voarão para Portugal para aí serem degustados em ambiente familiar.

- Stawley (cabra)
- Tymsboro (Cabra)
- St. James (ovelha)
- Wigmore (ovelha)

Este website é exímio na forma como apresenta os diversos tipos de queijos que possui, colocando-os por categorias - vaca, ovelha e cabra e depois subdividindo-os m hard, soft, blue e washed rind.

Numa viajem até estas bandas e caso sejam apaixonados por queijo, não hesitem em passar por uma queijaria e/ou num restaurante pedirem por uma cheese board, uma experiência que valerá bem a pena.


No comments: