Sunday, April 27, 2014

Nutrição Infantil – Orientações que qualquer pai ou mãe pode utilizar para fornecer os nutrientes básicos aos seus filhos.

Para os interessados em conselhos, sugestões e informação nutricional para bebés e crianças deixarei aqui uma série de posts que irão abordar algum do material que tenho estudado no decorrer do meu curso em nutrição infantil.

Aqui vão algumas das respostas aos trabalhos que me tem sido requeridos ao longo do curso.

Elabore um conjunto de instruções básicas que qualquer pai/mãe compreenderá e facilmente as use de forma a fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudavel dos seus filhos.

Ainda que a nutrição infantil exija uma diferenciação de acordo com a idade da criança, nível de actividade, a sua saúde e tamanho, a extensão de nutrientes que os mesmos necessitam ao longo das suas vidas é constante.

Portanto, numa dieta saudável devem constar:

Proteínas: (carne, peixe, ovos, produtos de soja, lacticínios)

Carbohidratos: (complexos como cereais integrais, grãos, quinoa, batata doce, arroz)

Gordura: (saudáveis, como a dos frutos secos, sementes, lácteos, azeite, oleo de coco, peixes gordos)

Vitaminas e Minerais: (todo o tipo de vegetais e fruta)

Líquidos: (água, sumos de frutas frescas, leite de vaca ou de soja e bebidas de cereais como amêndoa, arroz ou avelã)

Ingerir ingredientes ricos em ferro (carnes vermelhas, vegetais de folha verde) combinando na mesma refeição com ingredientes ricos em vitamina C (citricos, brocolos, batata doce, kiwi ou abacaxi). uma vez que esta ajuda o metabolismo na absorção do ferro.

Algo muito importante é dar às crianças alimentos que contenham ómega 3 , tal como peixes gordos como atum, cavala, sardinha, truta ou salmao. Pois o ómega 3 é de extrema importância para o desenvolvimento das células cerebrais.

 Viatmina D é essencial para a absorção do cálcio, por esta razão as crianças devem brincar ao ar livre tendo contacto com a luz solar, de onde a vitamina D provem, ou então através de suplementos (sempre autorizados por um medico)

Cada tipo diferente de alimento será rico em diferentes nutrientes e pobre noutros, assim sendo a combinação dos mesmos em várias refeições terminara numa dieta em equilíbrio de nutrientes.

No comments: