Sunday, May 18, 2014

Orientações Alimentares e Dicas de Encorajamento para que os pais saibam lidar (prevenir e combater) com a temática da Obesidade Infantil

Desenvolve um conjunto de orientações que possam ser fornecidos aos pais de uma criança obesa, de forma a assisti-los em escolhas mais saudáveis para com a alimentação dos seus filhos e assim encoraja-los a desenvolver um gosto por alimentos e opções mais saudáveis.
 

- Refeições / É importante que as crianças tenham refeições adequadas, com regularidade ao longo de seu crescimento. Por isso, sente-se à mesa e tenha refeições em família,. 30 minutos é o tempo suficiente para cada uma destas refeições diárias.
 
- Substitua os lanches carregados de açúcar por opções mais saudáveis. Isto causará uma diferença gigante para as crianças, caloricamente falando e ainda naquele que é o seu comportamento.
 
- Tente estar atento à quantidade de lanches que os seus filhos comem durante o dia. Dois é um bom número, um entre o pequeno-almoço e o almoço e outro entre o almoço e o jantar.
 
- Por dia/ 5 porções de fruta e vegetais. 1 Peça de fruta em cada lanche e no pequeno-almoço. Vários vegetais ao almoço e jantar.
 
- Corte nas gorduras/ troque as más escolhas por boas,. Azeite, óleo de coco ou de grainha de uva, abacate, frutos secos e peixe gordo. Tente evitar, ao máximo, alimentos fritos, e reduza o uso de netas, bacon ou quantidades grandes de manteiga.
 
- Use produtos de verdade, nada de comida extremamente processada, careregada de aditivos. Opte antes por fazer dos seguintes produtos a base da sua alimentação : vegetais, fruta, cereais, frutos secos, legumes , carne, peixe, lácteos, produtos e soja

- As crianças necessitam de pelo menos  60 minutos de actividade fisica por dia para os ajudar a manterem-se felizes e saudáveis.

Dicas de encorajamento

- Todos os membros do núcleo familiar devem estar envolvidos nestas mudanças, assim nenhuma criança sentir-se-á excluída.
 
- Continue a oferecer alimentos/opções saudáveis ainda que eles as recusem no início
 
- Envolva as crianças nas actividades de preparação das refeições mais simples, como saladas ou lanches saudáveis.

- Encoraje-os a comer devagar.

- Ajude o seu filho(a) a identificar se quando este(a) se sente entediado, triste ou sozinho tem mais tendência para comer, assim pode sugerir uma outra actividade ou hábito que o/a ajude a distrair.

No comments: