Saturday, May 03, 2014

Orientações nutricionais para quatro mulheres grávidas em diferentes fases de gestação e com diferentes estilos de vida

Desenvolva um conjunto de orientações para quatro mulheres grávidas. Com o intuito de as orientar durante as suas escolhas alimentares, assim como para que entendam quais nutrientes são especialmente importante para elas.

- No caso de uma grávida ainda no 1º trimestre

Uma grávida durante o seu 1º trimestre deve ter em consideração algumas coisas importantes como:
Suplementos- É muito importante tomar suplementos de gravidez (recomendados por um médico) que providenciam através de um simples comprimido, um grande numero de vitaminas e minerais essenciais à mãe e ao bebé

Dicas para combater os enjoos matinais (não é uma cura mas pode ajudar)

- Assegure-se que o seu estômago nunca está vazio

- Tente evitar levantar-se de estômago vazio. Coma uma tosta integral um pouco antes de se levantar

- Gengibre, pimenta ou até limão são alimentos que podem ajudar (infusões frias, temperos de saladas)

- Evite refeições gordurosas, aromas e sabores fortes, e sobremesas muito adocicadas.

- Mantenha-se muito bem hidratada

Este é o momento crucial para a sua reeducação no que toca à alimentação. Ser seguida por um nutricionista ou um bom médico de família desde cedo na gravidez, pode fazer a diferença durante todo o processo de gestação, desde os enjoos matinais até ao trabalho de parto e a recuperação pós parto. (Sou um bom exemplo disso mesmo)

No caso de uma grávida vegan

Uma mulher que seja vegan deve estar mais consciente da sua dieta durante toda a gravidez e tempo de amamentação, mais do que uma mulher que siga uma dieta “normal”. Uma vez que a sua alimentação pode ser deficitária em alguns nutrientes essenciais, não só para ela, mas também para o bebé que cresce dentro dela.

Existem alguns nutrientes chave que se deve ter em mente neste caso específico. E assim sendo, abaixo seguem algumas das minhas sugestões de alternativas vegan que poderão providenciar estes tais nutrientes vitais.

Proteína (essencial no crescimento de novas células)

- produtos de soja, lentilhas, quinoa, abacate, brócolos, sementes de girassol, sementes de linhaça , feijões, e damascos secos

Cálcio (importante o desenvolvimento saudável do esqueleto do bebe)

- vegetais de folha verde, produtos de soja, nozes, sementes, quinoa

Ferro (essencial para a necessidade extra de oxigénio para a placenta e o feto)

- cereais e pão que sejam enrriquecidos com ferro, gengibre em pó, carril em pó, vegetais de folha verde

Acido Fólico (muito importante para o desenvolvimento da coluna vertebral e o cérebro)

-cereais e pão que sejam enrriquecidos com acido fólico , morangos, mirtilos, laranjas, lentilhas, nozes, vegetais de folha verde, milho, tomate, cogumelos

Zinco (importante n processo de divisão de células e nos primeiros tempos da gravidez)

- sementes de abobora, feijões de soja, amendoins, amêndoa, cereais fortificados/enrriquecidos.

- No caso de uma grávida obesa

-a gravidez é um desafio para qualquer mulher e aquela que inicia esta fase já com o seu peso acima do que seria o mais adequado para ela o desafio apresenta-se ainda maior. No entanto, existem pequenas coisas que, se seguidas, podem ser viatisdurante a gravidez, sem grandes perigos à mulher e bebé.

É o momento crucial para uma reeducação no que toca a alimentação
- Ser seguida por um nutricionista e um bom médico de família durante toda a gravidez e depois do parto. Acredito ser vital para que lhe seja elaborado um bom plano alimentar que lhe providenciará todos os macro e micro-nutrientes essências na gravidez (ferro e vitamina C; cálcio e vitamina D; acido fólico; Zinco; omega 3; 6 e 9, complexos carbo hidratos).

O objectivo de 7 quilos - é recomendado que se pese todas as semanas tendo sempre em mente o objectivo dos 7 quilogramas (de acordo com vários estudos este é um numero perfeitamente alcançável e saudável).

Ingestão de Líquidos – muito importante a quantidade e qualidade das bebidas ingeridas. Água e infusões de ervas (cafeína não) são boas opções. Por dia deve ser ingerido de 1,5l e 2l se o tempo estiver mais quente. Em correlação directa, corte no sódio (sal) desta forma evita a retenção de líquidos (algo tão comum durante a gravidez.
 
- Para uma grávida que esteja no inicio do seu 3º trimestre

Durante o ultimo trimestre da gravidez existem alguns assuntos pertinentes que todas as grávidas devem ter em consideração:

Cálcio e Vitamina D - o cálcio torna-se mais importante à medida que os ossos do bebé começam a mineralizar-se e os seus músculos começam a contrair-se ao mexer-se dentro do útero materno.

Produtos lácteos, vegetais de folha verde escura, tofu, sementes de linhaça, quinoa, mais vitamina D (banhos de sol - com precaução).

Ferro e Vitamina C - importante para reduzir riscos de h
emorragias no pós-parto e para combater a perda de sangue nas semanas após o mesmo.

- Carne, cereais e pão enrriquecidos; gengibre em pós, curry, vegetais de folha verde

Combinando tudo isto com produtos ricos em vitamina C como: citrinos, kiwis, ananás, pimentos, papaia, tomate, brócolos e espinafre.

No comments: