Monday, September 22, 2014

Scones - maravilha de Terras de Sua Majestade


De segunda a sexta o meu dia laboral começa sempre com scones e mais scones. Tenho a tarefa de fazer scones de sultanas (fruit scones) e de tomilho e queijo cheddar (cheese scones) para abastecer o local onde trabalho dado que inglês que se preze não pode passar sem um belo de um scone, seja ele barrado com manteiga e compota (normalmente de morango ou framboesa) ou compota e clotted cream (creme cremoso, rico e espesso obtido da nata do leite de vaca) que acompanha um cházinho ou um café.

É bastante saboroso, agradando aos adeptos do doce e aos amantes do salgado e como tal resolve deixar aqui as receitas de ambos para que também vocês deliciarem-se com estas beldades num belo domingo a tarde.

Scones de Fruta
Ingredientes (14 a 16 scones)
- 1 kg farinha (sem fermento)
- 80g de fermento
- 150g açucar (branco)
- 1cch sal
- 400g manteiga sem sal (fria e cortada aos cubos)
- 200g sultanas
- 500ml leite
Preparação
Pesar todos os ingredientes (meio caminho andado para que o resultado final sai perfeito)
Misturar a farinha, o fermento, açúcar e o sal na batedeira e com a raquete, em potencia mínima misturara tudo.
Acrescentar a manteiga sem sal e cortada aos cubos e deixar que esta seja bem incorporada na farinha (5 minutos).
Adicionar as sultanas.
Adicionar agora o leite aos poucos ate obter uma massa macia e leve que descole da taça e deixe bater por uns 4 minutos para que o glutén desenvolva e assim possa crescer mais tarde no forno.
Passe entao esta mistura para uma mesa de trabalho (bancada) polvilhada com farinha, tenda esta com ajuda de um rolo da massa com a altura de 2cm e com um aro/cortador de massas redondo de 4cm de diâmetro (use o que tiver em casa) corte os scones.
Colocar num tabuleiro de ir ao forno ja coberto com uma folha de papel manteiga ou vegetal e pincele com ovo (ovo batido).
Levar ao forno pré-aquecido a 180c por aproximadamente 16m.

Scones de Tomilho e Queijo
Ingredientes
- 1 kg farinha (sem fermento)
- 80g de fermento
- 1csp açucar
- 1cso sal
- 400g manteiga sem sal (fria e cortada aos cubos)
- 200g queijo cheddar (ou Queijo Ilha/São Jorge)
- 1csp Tomilho seco
- 500ml leite
- Preparação
- Pesar todos os ingredients.
- Misturar a farinha, o fermento, açucar, o sal e o tomilho na batedeira e com a raquete, em potencia mínima misturara tudo.
- Acrescentar a manteiga sem sal e cortada aos cubos e deixar que esta seja bem incorporada na farinha (5 minutos).
- Adicionar o queijo.
- Adicionar agora o leite aos poucos ate obter uma massa macia e leve que descole da taca e deixe bater por uns 4 minutos para que o glutén desenvolva e assim possa crescer mais tarde no forno.
- Passe então esta mistura para uma mesa de trabalho (bancada) polvilhada com farinha, tenda esta com ajuda de um rolo da massa com a altura de 2cm e com um aro/cortador de massas redondo de 4cm de diâmetro (use o que tiver em casa) corte os scones.
- Colocar num tabuleiro de ir ao forno já coberto com uma folha de papel manteiga ou vegetal e pincele com ovo (ovo batido).
- Levar ao forno pré-aquecido a 180c por aproximadamente 16m.



No comments: