Wednesday, November 05, 2014

Bons hábitos cultivam-se de tenra idade


Não se trata de uma foto só para inglês ver (mesmo que o modelo seja de nacionalidade britânica), de facto o meu Du, do alto dos seus quase 11 meses come fruta diariamente.

Todos sabemos da importância da fruta no nosso dia a dia pelas vitaminas e minerais que nos proporcionam, mas muitas vezes esta é substituida por outros snacks cujo teor de açúcar, sal ou gordura é bem grandinho,m não é? E se os adultos já a evitam, como queremos que os nossos pequenos a comam?

Muitos pais esquecem-se que os filhos, enquanto pequenos, sào como esponjas que absorvem tudo ao seu redor, do bom ao não tão bom, e daí a importàância de lhes darmos bons exemplos e de sermos bons exemplos. 

Bato muito nesta yecla, mas também não me canso, fazermos e darmos uma boa alimentação nas nossas casas é meio caminho andado para que os nossos pequenotes adquiram bons hábitos e os pratiquem no futuro.

O Du come fruta desde os seus 4 meses, começou na versão puré, evoluíu para algo con pedacitos e á medida que mais dentes aparecem dou-lhe já certoas frutas para a mão, como é o caso da maça na foto.

Ah, já me esquecia, fruta com casca. Bem lavadinha e com casca, visto que muitos dos bons nutrientess encontram-se nesta. As crianças devem-se habituar a tal desde o inicio. Maçãs, pêras, ameixas, uvas, nectarinas, pêssegos, damascos, , entre outras devem ser apresentadas e degustadas ao natural, deixando a criança pegar, explorar, morder, mastigar e engolir, não transmitindo-lhe já a falsa ideia de que a casca não presta ou que se bai engasgar.

No comments: