Monday, January 26, 2015

1 litro por dia - nem sabe o bem que lhes fazia.



Hoje resolvi falar um pouco sobre a importância da água na via dos mais pequenos. E porquê? Porque o meu filhotte (13 meses) bebe bastante água ao longo do dia e fá-lo dede os seus tenros 5 meses quando o iniciei nos sólidos ( aquilo que em inglês se designa de weaning).

Para muitos dos meus familiares e amigos ver o Du beber e pedir tantas vezes água é-lhes muito estranho. Contudo, e infelizmente, a grande maioria das pessoas, bebe pouca água e somente se lembra mais de a ingerir durante os dias quentes ou na prática de actividade física.

Eu desde a adolescencia que cultivo o bom hábito de beber o mínino de 2 litros de água por dia, ou seja, eu lembro-me muito mais de lhe oferecer água do que mães ou pais que não têm este hábito.

Definitivamente beber água é um hábito e filhos de mães que ingerem bastante água têm uma maior pre-disposição para pedir e beber mais que os outros.

Todas nós mães, pais e/ou cuidadores devemos estar bem atentos à importância que a ingestão de água tem no desenvolvimento dos mais pequenos.
 
As crianças, e a partir do momento que começam a ingerir menos leite materno ou menos fórmula e mais comida “de gente”, devem beber por volta de 1 litro de água por dia.

Para muitos esta quantidade pode parecer um absurdo, mas se pensarmos bem; as crianças transpiram bastante ao longo do dia e meso de noite, é de extrema importància para o seu bom desenvolvimento que os rins, bexiga e intestino funcionem na plenitude, uma boa ingestão de água previne a prisão de ventre e pele, cabelo e unhas crescem de forma mais sólida.

Uma boa dica é tambéms os adultos aumentarem o seu consumo de água e assim é-lhes mais fácil lembrarem-se de ofereecr aos mais pequenos, outra sáo estas canecas que a foto ilustra, que são adequadas para crianças pequenas e que eles acabam por se familiarizar muito bem, dado que as têem como algo que lhes pertence em exclusivo.

Este é mais um bom hábito para introduzir desde tenra idade e que por certo lhes ficará para a vida.

Espero que tenham gostado..
Boa semana

No comments: