Friday, January 30, 2015

Barras de cereais 3 vezes mais apetecíveis (sem lactose, glúten ou açúcar refinado)


Eu já fiz barras de cereais n vezes cá em casa, porque são fáceis de fazer, bastante flexiveis a diferentes combinações e resultam muito bem enquanto lanchinho para levar para o trabalho ou para a escola das crianças.

As receitas base para a confecção destas barras de cereais (flapjack em UK) levam na sua composição açúcar refinado ou mel. Como eu gosto de evitar o açúcar refinado ao máximo nas receitas que elaboro para a criançada, prefiro ou usar a fruta como elemento doce por si só ou então outros adoçantes naturais como o Agave, a Stevia ou o Açúcar de Coco que possuem índices glicémicos mais baixos que o Açúcar refinado.

Nesta receita acabei por usar um pouco de agave para acrescentar alguma doçura, mas fica ao vosso critério. O mel também pode ser usado, mas este contém um índice glicémico superior ao do Agave.

Nas receita base também se usa manteiga mas nesta resolvi não usar lactose e a manteiga de amêndoa é uma óptima substituta.

Eu vou deixar aqui o link para o outro post com a outra receita que já havia aqui postado e de seguida passo esta variação e adaptação à forma que usei.

Ora bem, eu usei uma daquelas formas de bolo Inglês, rectangular, que é excelente para cortar depois de frio.

Ingredientes:
-150g Manteiga de amêndoa
- 200g Tâmaras secas
-3csp. água
-100g frutos secos picados (nozes, amêndoas, castanha do pará, etc)
-100g Damascos secos picados
-2csp de Agave
-1cch. Canela
-raspa de 1 laranja
-225g Gluten Free Oats

Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180C.

- Coloque as tâmaras e água num processador de alimentos e misture até ficar homogéneo.

- Derreta, em lume baixo, a manteiga de amêndoa numa panela, adicione o puré de tâmaras e todos os outros ingredientes.

-Misturar bem com uma colher de pau.

- Numa forma (usei a do bolo Ingês) já forrada com papel manteiga coloque esta mistura e pressione para que fique bem compacta.Use as mãoes ligeiramente molhadas para ajudar no pocesso.

- Cozinhe cerca de 20 a 25m.

- Retire do forno e deixe arrefecer por 10 minutos na forma sobre uma rede.

- Retire cuidadosamente da forma, de seguida remova o papel e corte com uma faca de cortar pão (com serrilha), pois ajuda a não esfarelar.


Opções de sabores: canela e raspas de limão; Mix de frutas secas e raspas de laranja; Apenas Nuts; Escuras pepitas de chocolate Preto; Nozes e coco ralado, etc.

No comments: