Thursday, January 15, 2015

Falafel, vegetais, pão pita ... um all-in-one no centro da mesa.




Em dia de receber visitas para almoçar adeptas do vegetarianismo (ovo-lacto) decidi apresentar no centro da mesa de refeições uma tábua de cor, sabor, texturas e nutrição.

Algo bem simples de preparar, e nos dias que correm com um filhote que não pára um segundo que seja e tendo mesmo de o sentar no balcão enquanto cozinho, podem imaginar o quão fáceis, rápidas e criativas têm de ser as coisas aqui cozinhadas.

Esta tábua (exatamente a tábua que uso no dia-a-dia para cortar e picar vários ingredientes e que sempre lavo e desinfeto após usar) vegetariana resultou perfeita no almoço de hoje Devo também dizer que me salvou de passar um longo tempo em frente ao lava-louça já que usei somente 1 peça para emppratar.

Esta é uma sugestão que resulta muito bem tanto para almoço como jantar ou então para aqueles lanches ajantarados de Domingo

Mesmo os mais pequenos vão achar piada ao facto de se poderem servir diretamente da tábua que se encontra no centro da mesa, fazer as suas escolhas, colocar os mais vários elementos dentro do pão pita e lambusarem-se.

Posso assegurar-vos que os dois petizes que estavam hoje à mesa gostaram da ideia.

Ora vamos lá à descrição do que na foto podemos ver.



Ingredientes (4 pessoas):
- Falafel (assei no forno em vez de fritar)
        - 2 latas de grão-de-bico já cozido
         -1 cebola pequena picada
         -1 dente d alho picado
         -azeite a gosto
          -4csp de coentros picados
          -1ccha de cominhos
          - sal a gosto
          -pimenta-preta a gosto
          - 2 csp de farinha
- 4 pães pita
- 3 ovos cozidos
-1 bola de mozzarella (em pedaços pequenos)
- 250gr mistura de alfaces
-2 cenouras médias (ralada ou em tiras finas)
2 tomates médios (em rodelas, quartos ou cubos)
- azeitonas(a gosto)
- sementes de abóbora (a gosto)
- molho de iogurte (1 medida de sumo de limão, 2 medidas de azeite, 4 medidas de iogurte, sal e pimenta)

Processo:
Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Num processador colocar o grão-de-bico já cozido e escorrido e processar até virar uma massa. Transfirir para uma taça e juntar a cebola bem picadinha, o dente de alho bem amassados, um fio de azeite, cominhos em pó, coentros picado, sal e pimenta a gosto e alguma farinha (eu usei uma sem glutén mas resulta igual com a normal) para ajudar a dar alguma liga a esta mistura.
Estas unidades podem ser guardadas no frigorifio de um dia para o outro e ser cozinhadas no dia seguinte.

Com o auxílio das mãos ligeiramente molhadas fazer bolinhos ou uma espécie de hamburgueres, colocar num tabuleiro de ir ao forno e assar por 15 minutos em forno pré-aquecido a 170ºC.

Enquanto isto podemos cozer os ovos em água com um pouco de sal por 8 a 10 minutos. Depois descascar e colocar na tábua.

Preparar o molho de iogurte, como acima descrito, sendo uma medida igual a 1colher de sopa.
Misturar as alfaces com a cenoura, as azeitonas, os tomates e a mozzarela, adicionar o molho de iogurte, envolver bem e dispor na tábua. Adicionar agora as semestes à salada.

Colocar por 3 minutos o pão pita no forno e assim que o falafel estiver pronto colocar tudo na tábua e servir aos convivas.

Outros ingredientes podem ser usados nesta tábua consoante os gostos, como guacamole, uma salada de pimentos, em vez de mozzarella usar queijo feta, etc.

Esta foi somente a minha sugestão.

1 comment:

Ovelha Negra said...

Depois de comentares o meu facebook (da Ovelha Negra) vim descobrir o teu blog. E que boa descoberta! Cozinha simples, intuitiva e para o dia a dia. Gostei bastante :) E Falafels são a melhor coisa deste mundo!