Sunday, January 11, 2015

Mais uma fornada de Muffins Salgados


Oi, oi muito boa tarde/noite…definitivamente ando mesmo numa de muffins salgados. E porquê? Porque são do melhor para limpar o frigorifico e a despensa de produtos que necessitam ser cozinhados num curto espaço de tempo. Também porque resultam muito bem ao olhar de uma criança de um ano como o Du e eu gosto de acompanhá-los com uma boa saladinha e fazer assim um almoço ou jantar bem leve e com cor.

Estes muffins surgiram então da urgência em utilizar certos ingredientes que por cã em casa existiam, ou seja, usem a vossa imaginação e criem combinações diferentes e, acima de tudo, saudáveis e leves.

Devo também dizer que são uma boa sugestão vegetariana e sem glúten.
Ingredientes (6 muffins):
- 3 ovos médios
-3csp de iogurte natural (1 iogurte pequeno)
- ½ bola de mozzarela de bufalla
-1/2 de alho-francês (médio)
-1 cenoura pequena
- 4 cogumelos paris
- algumas folhas de espinafres
- 6 tiras finas (bem finas) de beringela
- sal, pimenta e salsa ou coentros picados a gosto

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Picar bem o alho-francês.
Fatiar os cogumelos e a cenoura.
Numa frigideira com um bom fio de azeite saltear o alho-francês por 1 minuto, adicionar a cenoura e deixar cozinhar por 2 minutos, adicionar depois os cogumelos e cozinhar por mais 2 minutos. Temperar com sal e pimenta. Colocar de lado.
Fatiar bem finamente a beringela, se possível usando uma mandolina ou então um pelador largo. As fatias quanto mais fininhas melhor serão para moldar ás formas.
Misturar os ovos. o iogurte e a salsa ou coentros picados.
Colocar cada fatia de beringela nas formas de muffin.
Adicionar às formas a mistura do alho-francês, cenoura e cogumelos, as folhas de espinafres e preencher com a mistura dos ovos e iogurte.
Temperar novamente com sal e pimenta.
Colocar em cada forminha um pouco de queijo mozzarella no topo e levar ao forno por 15minutos ou até estarem cozidas.
Para a criançada talvez 1 ou 2 destes muffins seja suficiente enquanto almoço ou jantar, mas para nós adultos nada melhor que uma boa e fresca salada para acompanhamento (alface, rúcula, tomate, pepino, sementes de abóbora ou sésamo, quinoa ou couscous).

Usem agora vossa imaginaçáo para mais combinações.








No comments: