Tuesday, February 10, 2015

Pasta no Forno

Boa terça-feira para todos:-) Estou quase, quase a viajar para terras Lusas mas não posso deixar de partilhar com vocês uma receita fácil e que me ajudou muito a lidar com alguns dos ingredientes que precisavam ser consumidos antes de viajar, já que não suporto a ideia de colocar no lixo.
Aquilo que em bom inglês se designa de Pasta Bake, Pasta no forno.
Como já é meu hábito aqui no blog esta é mais uma receita familiar, simples, económica e bastante versátil no que aos ingredientes diz respeito, dado que podemos brincar com quase tudo quanto tenhamos no frigorifico e na despensa.
Neste caso:
Ingredientes (5porções)
- 300g penne integral
-2chávenas de cogumelos fatiados (frescos de preferência mas de lata se bem escorridos também não há problema)
-2chávenas de brócolos
-1 cebola grande picada
-2dentes de alho esmagados mas com a camisa (casca)
- 2 peitos de frango médios cortados em cubos
- 2 chávenas de molho de tomate
-1 a 2 chávenas de queijo ralado da sua preferência (mozzarella, Cheddar, São Jorge)
-sementes de sésamo a gosto
-azeitonas a gosto
-sal e pimenta-preta
-tomilho a gosto
-azeite a gosto
Preparação.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cozer a pasta (penne integral) em água com sal até al dente.
Aproveitar a mesma água e escaldar os brócolos por uns 3 minutos.
O molho de tomate deve ser feito antes e guardado no frio, pode também ser comprado mas cuidado com a rotulagem para que não contenha muito sal e conservantes.
A fazer demorará  cerca de 30 minutos (receita segue abaixo).
 Enquanto a pasta coze, pica-se a cebola, esmagam-se os dentes de  alho, fatiam-se os cogumelos e numa frigideira com um pouco de azeite salteia-se primeiro a cebola por uns 3 minutos em lume médio, adicionam-se os dois dentes de alho, sobe-se o lume e seguem-se os cogumelos, temperar com um pouco de sal, a pimenta e um pouco de tomilho fresco ou seco. Saltear por cerca de 3 minutos. Colocar esta mistura de lado.
Na mesma frigideira, um pouco mais de azeite e cozinha-se o frango (cortar em cubos de 1cm), adicionar mais algum tomilho, sal, pimenta e saltear por cerca de 4 minutos.
Depois de tudo cozinhado (pasta, brócolos, cogumelos e frango) pegar numa taça e juntar todos estes ingredientes, envolvê-los bem, juntar o molho de tomate, as azeitonas, as sementes de sésamo e dispor numa travessa de ir ao forno.
Finalizar  com o queijo.
Forno por 10 a 15 minutos e está prontinho a ser devorado.
Molhe de Tomate
 Numa panela ou acho adicionar um fio de azeite, deixar aquecer, colocar dentro uma cebola bem picadinha, 3 dentes de alho esmagados e com a camisa (retirar antes de triturar), refogar bem até a cebola estar translúcida, adicionar 3 latas de tomate pelado sem sementes, 1csp de açúcar demerara ou do branco, mexer bem, baixar o lume (médio-baixo), algumas folhas de manjericão (1/2chávena) e deixar cozinhar até reduzir um pouco e a consistência estar mais cremosa.
Temperar com sal e pimenta-preta, retirar os dentes de alho e  triturar com a varinha. Passar por um passador de rede (opcional).
 Pode-se guardar no frio por 1 semana se bem tapado.

2 comments:

sara said...

Cara Joana,

Descobri o teu blog pelo WeBlog You e estou a adorar os posts! Tambe'm vivo em Inglaterra e tenho um filho, que ainda amamenta mas em breve chegara' aos solidos. O teu blog ja' e' uma referencia!

Boa viagem a Portugal! E obrigada pelas boas ideias!

Joana Junqueira said...

é um prazer saber que tenho uma compatriota na mesma situação de mamã aqui em Uk.
Já vi pelo teu blog que moras em Londres (vivi por 2 anos aí, mas desde que o Du nasceu que nos mudamos para Suffolk.
O eu filhote é lindo de morrer, sério:-)
Espero ouvir mais de ti e se precisares de algumas dicas, receitas, o que seja agr para a fase do weaning, não hesites. Como trabalho a partir de casa, tenho empo (aquele que o D me dá...o meu piolho tem energia sem fim).
Um beijo