Tuesday, January 20, 2015

Uma falsa tarte.


Eu postei esta foto no Instagram há uns dias trás, mas só agora tenho tempo para aqui escrever e descrever (o Du encontra-se a dormir aqui ao lado).

Ora muito bem, esta é uma ideia bem simples, rápida e barata para um almoço ou jantar, que pode ser feita apenas para a criançada (com mais de 1 ano) e/ou para toda a família se usarmos uma forma maior e acompanharmos com uma bela e fresca salada.

Como escrevi no Instagram, eu inspirei-me numa rceita da culinarista Malu Lobo que participa com regularidade no programa brasileiro Você Bonita da TV Gazeta e que eu assito através do youtube. Malu é casada com um Nutrólogo (Dr. Roberto Navarro que dá “aulas” fantásticas sobre nutriçáo no mesmo programa) e que lhe dá toda uma bagagem de nutrição que ela transporta para as suas receitas. Ela procura que sejam low-carb, proteícas, pouco calóricas, mas bastante nutritivas e balanceadas.

Ora é exactamente isso que eu procuro fazer no meu dia-a-dia e passar tal para o meu petiz através do que lhe preparo.

Então vamos lá a uma descrição da receita e depois aos detalhes de processo.
Eu uso, tal como a Malu Lobo a designação de tarte, já que existe uma base que suporta outros ingredientes no topo. Mas esta e uma base sem massa, ou seja, sem a farinha, manteiga e ovo, em substituição temos ...frango. Sim, usamos frango moído e temperado como base da tarte. Obtemos então algo menos calórico, mais rápido de preparar e mais proteíco.
Quanto aos recheios, esses são quase uma demanda do que existir no frigorifico e na despensa e os gostos de quem a vai degustar.
Passemos entáo à ação.
Ingredientes (p/ 1 forma redonda de 20cm de diâmetro – 4porções)
- 2 peitos de frango (médio-grandes)
-2 dentes de alho
-1 cebola média
- sal e pimenta-preta a gosto
- azeite
- salsa picada a gosto
- 3csp de flocos de aveia (ou amaranto ou sementes de linhaça moída)

Preparação:
Colocar num processador/picador os peitos de frango já cortados em cubos e picar a carne. Transferir para uma taça.
Num sauté/frigideira cozinhar com um fio de azeite a cebola e o alho bem picados até translucidos (4minutos).
Adicionar ao frango moído sal, pimenta a aveia, salsa picada e a cebola e alho já cozinhados e misturar tudo muito bem.
Numa forma de tarte previamente untada com um fio de azeite (use um pincel para ajudar nesta tarefa) coloque esta mistura e comas máoes ligeuramente molhadas ou com recurso a uma espátula, preencha toda a base e rebordo com a mistura. Certifique-se que não há buraquinhos na base e que está bem homogénea.
Tem agora duas opçóes: ou leva já ao forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 8minutos e só posteriormente coloca o recheio e leva novamente ao forno. Obtendo assim uma base mais crocante. Ou coloca o recheio por cima e leva entáo tudo ao forno por 20m (ou até que o recheio esteja cozinhado).

Recheio – Ingredientes
Basicamente olhe para o que tem para gastar mais urgente e que combine bem umas coisas com as outras e faça um mix, usando sempre uma mistura de iogurte natural (bem mais saudável que as natas) e algum queijo (pode ser mozzarellaou flamengo ralado ou mesmo requeijáo) para assim obter cremosidade e ligar todso os ingredientes do recheio.

Eu acho bem simples e criativo, não acham?
Devo confessar qe gosto de receitas que me ajudam a usar certos ingredientes que necessitam de ter um final diferente e rápido


No comments: