Tuesday, February 10, 2015

Alimentos Funcionais - Os medicamentos do futuro? Talvez...

Na segunda-feira foi dia para fazer umas comprinhas de certos produtos que vêm se tornando mais comuns na rotina alimentar de muitas pessoas (e ainda bem), que ainda não são tão baratinhos quanto gostaríamos (à excepção da Aveia que é bem baratinha) mas que valem bastante o investimento (retira-se de um lado ara se poder gastar noutros, é a minha sugestão).
Como é visível na fotografia, comprei Quinoa, Aveia já moída (boa para usar em substituição de farinha com glúten), um mix de sementes e bagas goji desidratas (fica mais baratinho comprar estes packs de sementes), manteiga de amêndoa e espero obter mais umas coisinhas agora na minha viagem a Portugal através da Sementinha.
Estes produtos fazem parte da alimentação diária cá em casa (mãe, pai e rebento).
Foi então cm as compras na mão que me surgiu a ideia de falar aqui um pouco sobre Alimentos Funcionais (dado que todos os listados na foto o são). E porquê?
Ora leiam o resto do post e perceberão.
Quando nos preocupamos em ter uma alimentação saudável e pesquisamos para obter mais informação, a expressão "alimentos funcionais" aparece-nos um pouco por todo o lado, certo?

Nutricionistas e a Industria Alimentar usam este termo para descrever os alimentos que têm um efeito potencialmente positivo sobre nossa saúde, além da nutrição básica.

E agora podemos dizer que todos os alimentos são funcionais já que todos eles fornecem quantidades variadas de nutrientes para apoiar processos vitais do nosso organismo, certo?
Sim, é verdade, no entanto, os alimentos funcionais são geralmente designados como tal pois oferecem benefícios adicionais que afectam uma ou mais funçóes viatis do nosso organismo de forma relevante para uma melhor saúde e bem-estar e / ou redução do risco de algumas doenças. É que
novas pesquisas vêm sendo feitas e divulgam dados que provam que aqueles alimentos que sempre nos disseram que faziam bem como fruta, vegetais, cereias ou oleogenosas são ainda mais poderosos do que inicialmente se pensava.
As pesquisas mostram que a dieta ideal é aquela que é, em grande parte, variedade em frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, frutos secos e produtos animais saudáveis (peixe, carne, ovos e alguns produtos lácteos). Contudo devemos estar cientes de que cada um tem um metabolismo individual e por isso reage de maneira diferente dependente do modelo de dieta(rotina alimentar, se preferirem) seguido.

Deixo em baixo uma listinha de alguns produtos apelidados de alimentos funcionais que são, não apenas fáceis de encontrar, como realmente saborosos, versáteis nas suas combinações possíveis e simples de introduzir na nossa rotina diária .

Eu não estou a dizer que este tipo de produtos são por si só milagrosos, mas se combinados com um estilo de vida saudável ( regular prática de exercício físico, mente ativa, uma atitude positiva e uma dieta equilibrada e individual) acredito que podem fazer-nos poupar dinheiro no futuro em contas de médicos, farmácia, prevenir doenças e lágrimas.


- Abacate, maçã, banana, bagas, coco e romã.

- Batata-doce e Abóbora

- Brócolos, Espinafre e Couve (folha bem verde)

- Ovo, Peixes-gordos 8criados no seu ambiente selvagem)

- Canela, Gengibre

. Oleogenosas (amêndoas, nozes, caju, castanha do Pará), Aveia, Quinoa
Sementes de Linhaça, Chia, Papoila, Girassol, Sésamo

No comments: