Thursday, February 05, 2015

Este parto deixa-me orgulhosa do meu petiz e do meu trabalho enquanto mãe adepta de uma alimentação saudável e variada.


Este é um dos pratos que me deixa muito orgulhosa do trabalho que tenho feito com o Edu em termos da sua alimentação.
Peixe e legumes (bem visíveis e al dente) são duas das coisas que as crianças menos gostam e mais procuram evitar, correto?
Ora pois bem, desde que comecei a introduzir os sólidos na alimetação do Edu (por volta dos 4 meses e meio) que os legumes e o peixe não demoraram muito a ser introduzidos .
Como já aqui expliquei, os legumes foram lhe apresentados inicialmente sob a forma de sopa, tal como o peixe, e à medida que os dentes apareciam, passei da sopa para purés com mais e maiores pedaços de legumes, peixe, carne, etc.

E assim chegámos a este ponto: o Edu conta com 6 dentinhos e já consegue comer praticamente tudo, desde que cortado em pedaços pequenos.

Pela minha experiència até agora, e pela troca de ideias com outras mães, chego a uma conclusão, cabe-nos a nós pais/cuidadores educarmos os nossos pequenos a comerem de tudo. Não gostam uma vez, tenta-se num outro dia, muda-se o tipo de apresentação, textura, temperos, combinações... mas não desistimos.

O Edu não aprecia muto salmão, ok, dou-lhe truta selvagem que contém todos os benefícios que o salmão (selvagem também).
Não come nada de jeito quando rodeado de muitas pessoas (fica muito agitado e apenas quer brincar e brincar), procuro retirá-lo para um local mais calmo e aí dar-lhe a sua refeição.

Eu acredito, e peço desculpa a quem discorda, mas tudo é uma questão de paciência, criatividade, mostrarmos que também estamos a comer o mesmo que eles, explicar-lhes o quão importante para o seu crescimento este e aquele alimento são.
Pocurar ser positiva nas explicações e não negativa (“se não comeres os legumes não terás direito a sobremesa,”).

E resumidamente, aquilo que se pode ver na imagem é: truta assada no forno, acompanhada com um couscous de legumes e cogumelos (cortados em pedaços pequenos e salteados) e sementes de abóbora.

No comments: