Wednesday, February 04, 2015

Fruta e granola para partilhar à colher

Há quem salte o pequeno almoço, há quem apenas beba um copo de leite, ou um café e um pastel e depois há quem o realmente aprecie e saiba do quão importante é esta refeição para que se comece o dia com bastante energia, boa disposição e bem nutridos.

Ora bem, eu sou uma dessas adeptas e não consigo sair de casa sem me sentar à mesa e comer em condições. Para isso, é óbvio que tenho de me levantar a horas e colocar o petiz a postos para que não hajam atrasos. Ás vezes custa sair da cama, mas pensar em comer coisas boas logo pela manhã ajuda a ressuscitar qualquer um.

Muitas das minhas refeições são feitas na companhia do meu filhote e também muitas vezes acabamos por partilhar o prato já que o que a mãe está a comer é para ele um fascínio.
Este pequeno-almoço que vos mostro serve também para um lanche da manhã ou da tarde e à parte da fruta que está na foto muito bonitinha e cortada, todos os outros elementos são preparados previamente.
Eu sou adepta de iogurte natural caseiro e para tal tenho uma iogurteira onde faço todas as semanas 1Kg de iogurte e gosto também de fazer a minha granola usando o muesli que compro normalmente no supermercado.

Esta é uma granola light já que usei Agave (índice glicémico mais baixo que o mel) e óleo de coco em vez de manteiga (também dá para usar manteiga de amêndoas).

Eu sei que o óleo de coco extra virgem é um pouco caro assim como a manteiga de amêndoas, mas dá parainvestir nestas coisas de vez em e cortar noutras.

Receita da Granola:
-2 chávenas(cups) de muesli
-1/2 chávena (cup) de castanhas do pará (ou pode usar um mix de frutos secos)
- 2csp coco ralado (sem adição de açúcar)
- 1cch canela em pó
- 2csp óleo de coco extra virgem (ou manteiga de amêndoas ou da manteiga normal –esta derretida)
-2csp Agave Nectar
- 2 a 3 csp de sumo de laranja natura (ou qualquer outro sumo e frutas)

Processo
Pré-aquece ro forno a 160ºC.

Misturar todos os ingredientes (á excepção do óleo de coco) muito bem com ajuda de uma colher ou espátula .
Derreter o óleo de coco e de imediato juntar aos restantes ingredientes já envolvidos.
Colocar num tabuleiro de ir ao forno com um papel manteiga ou numa forma de silicone e levar ao forno por uns 5 minutos, abrir, dar uma mexidela e voltar ao forno por mais uns 5 minutos até que dourada e crocante.
Deixar arrefecer e depois guardar bnum recepiente bem tapada para que não perca a sua crocancia.


No comments: