Monday, February 23, 2015

Nutritivos frasquinhos para um Pequeno-Almoço que se quer reforçado.


Começo por pedir desculpas pela escassa publicação tanto aqui no blog como no Facebook e Instagram, mas encontro-me em Portugal e os meios técnicos (computador) , cénicos e o tempo não são os mesmo de quando estamos na nossa cozinha onde conhecemos os cantos à casa e a produção de receitas e postagem é maior.

Ora bem, há uns dias atrás postei nas redes sociais algumas das fotos que aqui também mostro, a minha dica para os pequenos-almoços dos mais pequenos ou mesmo lanches.

Esta ideia está muito em voga nos EUA, aquilo que se designa de Overnight Oatmeal o que traduzido à letra dá qualquer coisa como aveia de véspera ou de um dia para o outro.


Esta é então a base desta minha dica de refeição, a aveia, mas depois podem vir mais uns quantos ingredientes de extrema riqueza nutricional que ajudam os nossos pequenos a começarem o dia com a energia correta.




Eu faço este tipo de frasquinhos (sim eu uso frascos de compotas, de azeitonas, molho pesto, etc - que lavo e guardo) quase todas as semanas, guardo no frigorifico e durante 5 dias não tenho de me preocupar com os pequenos-almoços ou lanches do Edu.

Devo dizer que este tipo de refeição é também bem apropriada para nós adultos. Eu delicio-me com um destes frasquinhos no meu lanche da tarde e quando tenho de sair, coloco numa bolsa térmica e vou preparada para o que vier (sem passar fome ou comer porcarias).



Faço então a montagem por camas, colocando a Base primeiro e depois as diferentes guarnições (convém pensar-se nestas antes de sairmos para irmos ao supermercado).

Aqui vão então as minhas dicas para combinações diferentes:

Base da Aveia:
2c.s. Flocos de Aveia
4c.s. Leite Amêndoa (ou de vaca)
2 a 3 c.s. Iogurte Natural
1c.s. frutos secos picadinhos (nozes, amêndoas, castanhas do Pará e/ou pistachios)

Guarnições:
(as frutas devem ser cortadas do tamanho mais adequado à idade da criança a quem será oferecida )
1c.s. Linhaça moída
2 a 3c.s. de manga e tâmaras secas

1c.s. sementes de Chia
2 a 3c.s.abacaxi
1c.s. coco desidratado (sem adição de açúcar)

1c.s. sementes de Girassol e Abóbora
3 damascos secos
2c.s. pêra

1c.s. linhaça moída
2 c.s. morangos e framboesas

1 c.s. sementes de Chia
2 c.s. papaya
1 c.s. coco desidratado
Estas foram as minhas sugestões, não precisa de fazê-las todas numa única semana, mas lembrem-se que é na variedade de alimentos e nutrientes que está a chave para que os nossos filhos cresçam longe de médicos e medicamentos :-)


No comments: