Thursday, March 05, 2015

Mini-Burgers - Quinoa, Aveia e Atum


Depois de 3 semanas em terras lusas, eis que regresso a UK, a uma casa nova (durante a minha ausència alguém teve uma mudança para fazer) onde muito havia para colocar no sítio, limpar e voltar a uma rotina diferente que envolve a preparação de refeições mais pensadas, com antecedència e alguma esperteza.

É que náo se pense que é tarefa fácil alimentar um rapazote de 15 meses que é super-activo (o Edu não pára mais que 1 minuto e nem é muito amigo de sonecas ou longos sonos), teimoso e já com um paladar desenvolvido o suficiente paa recusar certos alimentos (atum, salmão e batata-doce).

Dou o meu melhor todos os dias para não cair na monotonia alimentar, daí que procure prepar refeições diferentes todos os dias com os mais diferentes ingredientes, para não só desenvolver o seu paladar, assim como fornecer-lhe o maior número de nutrientes possível.

Estes mini-burgers são disso exemplo, mas desta vez não me saí lá muito bem, dado que ele definitivamente não gosta de atum (enlatado), e eu acabei por os degustar sózinha e arranjar-lhe uma outra alternativa.

Mesmo assim, aqui deixo esta minha sugestão, que poderá encaixar melhor no paladar dos seus filhos.

São uma opção bem nutritiva, saudável e leve.

Podem ser comidos ainda quentes ou então frios, levando-os para um pic-nic ou para a escola ou trabalho.

Ora vamos lá então.

Ingredientes (para 8 ou 9):
- ½ cup de quinoa
- 1 cup de água
- 3 csp de flocos de aveia
- cebolinho, picado e a gosto
- salsa, picada e a gosto
- 1 ovo
- 1 lata de atum (pequena)
- 1csp sementes de papoila
-1csp sementes de sésamo branco
- sal e pimenta-preta a gosto

Preparação:
Começar por cozinhar a quinoa. Num tacho colocar a quinoa e a água, deixar levantar fervura, baixar o fogo e deixar a borbulhar por 15 minutos. Desligar, tapar e deixar assim por mais 5.

Depois é só usar um garfo para soltar a quinoa e reservar numa taça para que arrefeça um pouco.

Enquanto a quinoa cozinha, pica-se o cebolinho e a salsa e liga-se o forno a 180ºC.

Assim que a quinoa estiver quase à temperatura ambiente, juntam-se todos os ingredientes, tempera-se a gosto e com as mãos ligeiramente nmolhadas formamos bolinhas que colocamos num tabuleiro forrado com papel manteiga e achatamos aqui essas bolinhas.

Levar ao forno por cerca de 15minutos.



No comments: