Tuesday, April 14, 2015

Cozinhar é também Criar - Mini-tartes Veggie e Sem-Glúten




Cozinhar e Criar andam de mãos dadas Sempre, mesmo em altura de grande correria e falta de paciência para as artes culinárias, o momento em que olhamos para o frigorifico,congelador ou despensa e nos decidimos quanto à futura refeição é fruto de um laivo criativo.

Agora, a criatividade pode ser maior ou menor consoante a disponibilidade mental, o tempo que se tem para cozinhar,a matéria-prima disponível e o lado criativo da pessoa em questão.

Ora bem, eu confesso, e para grande desgosto meu, que não sou um génio criativo, nem perto, mas esforço-me para o cultivar, porque aprendi que se não nascemos com esse dom, temos e devemos de o construir e alimentar.

Hoje em dia, são inúmeras as fontes de inspiração, eu por exemplo, gosto de me perder uns 5 a 10 minutos por dia no Pinterest, nas contas de Instagram que sigo, nos livros que recheiam a minha estante, nos blogs que tenho nos favoritos e nos alimentos que tenho à minha disposição.

Os momentos de criação cá em casa envolvem então muita pesquisa, uma necessidade de seguir uma conduta o mais saudável possível, procurando variar, balancear, simplificar, tornar apelaivo e nutrir.



Estas Mini-tartes surgiram na sequência de uma brincadeira que fiz para o Edu num prato, jogando com certos alimentos para lhe fazer um “desenho”.

São super simples de fazer, nutritivas, feitas com ingredientes de fácil acesso, vegetarianas, sem glúten, ricas em proteínas e que podem muito bem acompanhar um arroz ou quinoa de vegetais, umas chips de batata-doce no forno, etc.

Vamos lá então à receita.



Ingredientes (4 mini-tartes)

-4 cogumelos paris médios (de modo a que cubram a base das forminhas)
-4csp alho-francês, finamente picado
-2chávnas (cups) espinafres, picados grosseiramente
-2 ovos
- ½ chávena de Bebida de Amêndoa (ou Aveia, Avelã ou mesmo Leite)
-2csp iogurte natural (pode usar de soja ou requeijão)
-sal e pimenta-preta a gosto (quando para crianças reduzido ao máximo)
- 1csp sementes de sésamo natural
-1csp sementes de papoila (ou outras sementes que lhe agradem)
-tomilho seco (ou fresco), a gosto
-azeite
-zest de limão, a gosto

Preparação:

Forno a 170ºC.

Limpar os cogumelos com uma escovinha, eu optei por lhes retirar a pele simplesmente puxando das extremidades para o centro e retirar também o pedúnculo, colocar num tabuleiro com um fio de azeite e levar ao forno até ligeiramente macios.

Entretanto, colocar um sauté/frigideira ao lume, adicionar um fio de azeite e começar a cozinhar o alho francês até translúcido, adicionar os espinafres e temperar com um pouco de sal e pimenta(2 minutos). Reservar

Numa taça misturar os dois ovos a bebida de Amêndoa e envolver bem.

Assim que os cogumelos estiverem macios, retirar do forno e transferir-los para umas formas de muffin. Colocá-los no fundo (sim, inteiros)e adicionar a mistira de alho-francês e espinafres, depois as duas sementes o tomilho e agora verter a mistura liquída.

Para finalizar um pouco de iogurte natural (soja ou mesmo requeijão)no topo e a zest de limão.
Levar ao forno por 10 minutos ou até firmes.

Esperar uns 4 minutos antes de desinformar e usar uma espátula para ajudar a que se mantenham bonitas.



E aqui está o "desenho" que serviu de inspiração:-) 


No comments: