Tuesday, April 21, 2015

Fatias de Banana Pecan e canela / Banana, Pecan and Cinnamon Slices


A precisar de ideas para o pequeno-almoço dos mais pequenos ou mesmo para o lanchinho da tarde? Algo diferente e que lhes prenda o olhar, agarrando paladar e lhes dê nutrientes do bem?

Pois aqui vos deixo mais uma sugestão bem gostosa, sem lactose, ovos e com uma redução de glúten, dado que a farinha de espelta contém um nível bem mais reduzido de glúten comparando com a normal farinha de trigo. Caso queira, pode usar uma farinha de trigo sarraceno ou de arroz integral que o resultado não se alterará muito.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Are you looking for breakfast or snack ideas? Something different, that holds their look, grab their taste and give them good nutrients as well?

So, here I leave you another good suggestion, lactose-egg-free and gluten reduced, as spelt flour contains a much lower level of gluten compared with normal wheat flour. If you want, you can use buckwheat or brown rice flour and the result will not change too much.



Ingredientes (forma de bolo inglês)
-250g farinha de espelta
-200g puré de maçã(#)
- 1 banana média, bem madura
- 10 tâmaras secas (sem caroço)
- 100ml Leite de Aveia
- 100g nozes Pecan (ou Amêndoas)
- zest de 1 laranja
- 1 a 2 cch canela em pó
-óleo de coco, para untar a forma (caso queira pode substituir por manteiga normal, mas já não será uma receita vegan)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Demolhar as tâmaras no leite de aveia por uns 10 minutos. Assim elas tornam-se mais macias.
Poderá fazer tudo num processador de alimentos, simplesmente começando por adicionar o puré de maçã, as tâmaras com o leite, a banana e as nozes pecan. Bater bem, até obter uma mistura bem cremosa (para crianças mais pequenas convém bater até que as nozes estejam praticamente reduzidas a um pequeno granulado).
De seguida, adicionar a farinha de espelta, a canela e a zeste da laranja e deixar bater somente para envolver.

Caso queira fazer à mão,é igualmente fácil:
Picar as tâmras o mais pequeno que conseguir e de seguida demolhar no leite de aveia por 10 minutos.
Entretanto, picar as nozes pecan bem pequenas.
Numa taça, misturar os secos: farinha de espelta, canela, zeste de 1 laranja e as pecan picadas.
Numa outra taça escorra as tâmaras (reserve o leite de aveia), adicione a banana e com um garfo procure esmagar muito bem estes dois elementos.
Adicionar o puré de maçã e envolver bem.
Agora adiione os secos a esta mistura e envolva bem com uma colher. Para ajudar adicione então o leite de aveia.

Numa forma de bolo inglês untada com óleo de coco, coloque esta mistura e leve a forno a assar por uns 30 minutos ou até que o palito saia seco.

Não vai crescer, também esse não é o bjetivo. O ideal é então fatiar e servir com um pouco de manteiga de caju, amêndoa ou memso de amendoím e umas rodelas de banana, ou amoras frescas. Ficará ao critéio de quem os degustar .-)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Ingredients:
-250g Spelt flour
-200g Applesauce (#)
- 1 medium banana, ripe
- 10 dates (pitted)
- 100ml Oat Milk
- 100g Pecan nuts (or almonds)
- Zest of 1 orange
- 1 or 2 tsp cinnamon
- coconut-oil to grease the tin (if you want you can replace by regular butter, but no longer will be a vegan recipe)

Preparation:
Pre-heat the oven at 180ºC.

Soak the dates on the oat milk for about 10 minutes ( they become softer)
You can do everything in a food processor, just beginning to add the applesauce, dates with milk, banana and pecan nuts. Beat well until you get a creamy mixture (for younger children should be hit until the nuts are practically reduced to a small crumble).
Then add the spelt flour, cinnamon and orange zest and beat only for 20seconds (just to incorporate).

If you want to do by hand, it is equally easy:
Chop the dates and then soak for 10 minutes in the oat milk.
Meanwhile, chop the pecans very small.
In a bowl, mix the dries: spelt flour, cinnamon, zest of 1 orange and pecans.
In another bowl drain the dates (reserve the oat milk), add banana and with a fork or with a masher, mash these two ingredients.
Add the applesauce and involve it well.
Now add the dry mix to this one and combine it well with a spoon. To help this task, get the oat milk into as well.

Grease a tin with coconut oil, put the mix in and bake for about 30 minutes or until you put a toothpick in and come out clean.
It will not grow, so, when cool, slice it and serve with a little cashew, almond or even peanut butter and a some slices of banana, fresh raspberries or blueberries.


(#) - Eu faço puré de maçã ou de pêra todas as semanas,dado que os uso para adoçar o iogurte natural que por cá também faço. Parece uma tontice, mas eu acho que dá um sabor fantástico ao iogurte e é extremamente fácil de fazer. Eu apenas removo a parte do core central da fruta, mantendo a pele, corto em pedaços , coloco numa panelinha com 1 a 2 csp de água, tapo e deixo em lume médi-baixo por uns 10 minutos até que estejam macias. Depois, bato no liquidificador, ou uso a varinha e já está.

(*) – O leite de Aveia que faço cá em casa é da autoria da Teresa do blog a Cozinha da Ovelha Negra, apenas lhe acrescento metade de uma vagem de baunilha que lhe confere um sabor incrível.





No comments: