Sunday, April 05, 2015

Uma Sugestão para um Menu Festa para Criança

Num destes dias estiva a dar uma vista de olhos pelo conteúdo do blog e cheguei à conclusão que tinha receitas suficientes para aqui vos apresentar um sugestivo Menu - Festa para Crianças (2 até12 anos).

Óbvio que daqui a 6 meses terei muitas mais sugestões para vos apresentar, mas creio que estas que reuní são ótimas receitas do ponto de vista nutricional, apelativas e deliciosas.

Todos nós, com certeza, já estivemos presentes em festas de crianças, onde a correria é muita, as actividades cada vez mais criativas e delirantes, umas seguem um tema, outras mostram-se mais descontraídas, mas em todas elas existe uma mesa de comida e bebidas.

E quants vezes essas mesas contém itens que do ponto de vista nutricional falham por completo aquilo que se deve oferecer aos mais pequenos?? Infelizmente, muitas.

Muitos de nós achamos que oferecer aos mais pequenos aquilo que eles mais gostam é dar-lhes/mostrar-lhes o quão os amamos, mas o que é certo, e os números o mostram, é que as crianças e adolescentes estão cada vez mais acima do peso, muitos deles já obesos e aquilo que designamos de uma "prova de amor", acaba por se transformar num livre passe para futuros problemas de saúde (diabetes, colesterol, problemas respiratórios, cardiovasculares, no fígado, rins, pele, etc) assim como, igualmente preocupante, dificuldades no relacionamento social..

Enquanto mãe, também eu quero dar o melhor ao meu filho, mas para mim, o melhor passa por lhe oferecer aquilo que o fará crescer com saúde fisica e mental. Dar-lhe ferramentas para que saiba fazer escolhas coerentes, inteligentes e saudáveis. E como não me canso de dizer, tal passa também pela sua alimentação.

Não estou aqui a dizer que jamais lhe darei um pedaço de chocolate, bolo ou pizza, claro que lhe darei, mas procuro sempre dizer-lhe que essas coisas não são para se comer todos os dias, muito menos em grandes quantidades e, ao mesmo tempo, preocupo-me em oferecer-lhe versões mais saudaveis dos mesmos itens, para que cresça sabendo que existem saborosas alternativas.

Depois deste meu “sermão” (peço perdão mas vivo num país onde 1/3 das crianças até aos 16 anos é obesa e tal preocupa-me bastanteenquanto mãe), vamos lá enão ao principal tema deste post.

As minhas sugestões/alternativas saudáveis para quando temos de planear uma festa para os mais pequenos, divididas por Doces e Salgados.

Sugestóes Doces












Sugestões Salgadas











2 comments:

Clauds Home said...

E de facto é no simples, no descomplexificar que reside a qualidade ... que partilha tão importante, tão boa, tão inspiradora. E se para os adultos é importante, hábitos saudáveis, criá-los desde logo, em crianças, é tão importante e os sabores são também do que se tem acesso, do conhecimento e fruto das escolhas, pelo que plenamente educáveis!
Excelente partilha Gratidão e parabéns!

Joana Junqueira said...

Obrigadissima pelo comentári.
De facto, para mim é extremamente importante criar no meu filho hábitos alimentares (e não só) de grd qualidade. Escolher produtos simples, não processados, pouco ou nada refinados, fazer, cozinhar, mostrar como se cozinha para que crescça consciente..que não ceda perante o o não saudável, o que lhe poderá trazer problemas de saude e emocionais no futuro 8a médio ou longo prazo).
Sei que muitos pais ão se preocupam com nada disto e até me acham meio louquinha, mas infelizmente os níveis de obesidade e consequentes problemas associados a esta são cada vez maiores e portanto...eu continuarei na minha senda.
Tal como a , right? :-)