Monday, May 04, 2015

Family Time - Empadas de Legumes / Vegetable Mini-pies





Com a chegada dos dias mais compridos e solarengos, mas ainda frescos e sem um calor abrasador, um pic-nic de Primavera parece uma opção mais do que acertada para aproveitar os fins-de-semana de Maio.
Se tiverem crianças a tarefa pode tornar-se mais complicada: os brinquedos que os pequenos exigem levar, as correrias, uma birra aqui e ali, e até a comida.

Num pic-nic ou numa refeição do dia à dia, com crianças, além da paciência necessária para a ocasião, há que optar pela criatividade, por receitas que lhes despertem os sentidos - os paladares, as cores, as texturas devem ser variada; e com um pouco de imaginação, uns simples bróculos transformam-se em pequenas e tentadoras árvores.

Quero que as refeições em família sejam mais fáceis, mais variadas e mais tranquilas. E por isso, em parceria com a Joana do Edu's Pantry, quinzenalmente vou-vos trazer uma receita deliciosa, apta para todos!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
The arrival of longer sunny days, but still breezy and mild, calls for a Spring picnic to make the
most of May weekends. Having children around may harden planning ever so slightly if we
consider the toys they want to bring, the hustle, the occasional tantrum, even the food
preparation.

A picnic, or an everyday meal, with children, requires, other than patience, creativity in preparing recipes that will indulge their senses – taste, colours, textures should be varied; with a little imagination, plain broccoli can become small and tempting edible trees.

I wish to make family meals easier, challenging, fun and stress-free. And so, together with Joana


from Edu’s Pantry, every other week, I will bring you an enticing recipe suitable to all!



De volta às empadas. Estas são daquelas que não desiludem, que são crocantes q.b por fora, e macias e suaves por dentro. Sempre fui apaixonada por empadas, desde miúda; e até a minha irmã que sempre foi um pesadelo para comer, não se fazia rogada com uma empada!

Estas que vs trago hoje, são uma alternativa às tradicionais empadas de frango, com uma massa de aveia e um recheio de legumes., mas sintam-se à vontade para alterar o recheio ao vosso gosto!
Para um pic-nic ou para um jantar, estas empadas ficam sempre bem!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Back to savoury pies. These are the kind of pies that will not let you down: crusty enough on the outside, moist and moreish on the inside. I have always had a soft spot for pies, ever since I was a child; Even my sister, who has always been a fussy eater, would never turn down a pie!

The ones I’ll post today are an alternative to the traditional chicken pie, with an oats baseddough and vegetable filling. But feel free to jazz up the filling as you please! Either for a picnic, or dinner, you cannot go wrong with these pies!



Massa
50g de farinha de aveia
50g de farinha de trigo
1 colhere de sopa de manteiga vegetal
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
Sal a gosto

Pré-aquecer o forno a 200ºC
Numa tigela, misturam-se todos os ingredientes até se formar uma bola de massa homogénea. Guarda-se no frigorífico, envolta em película aderente, por cerca de 30 minutos.
Depois de refrigerada, divide-se a massa em pequenas bolas, esticando-se sobre as formas - tenham atenção para que a massa fique bem fina, caso contrário poderá não cozer.
Levar as formas ao forno, até que fiquem levemente douradas. Reservar.

Recheio
1/2 cebola picada
1/2 pimento vermelho picado
4 cogumelos frescos picados
50g de floretes de bróculos
3 colheres de sopa de natas de soja
Azeite, sal e pimenta

Começa-se por saltear a cebola e o pimento; quando a cebola estiver dourada, juntam-se os cogumelos, deixando que amoleçam. Juntam-se os bróculos, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar por 2 minutos.Por fim, envolve-se tudo com as natas de soja e desliga-se.
Distribuí-se o recheio pelas bases de massa.
Esticar o resto da massa e cortar rodelas com o tamanho das formas. Com as rodelas, cobrem-se as empadas e fecham-se.
Pincelar o topo com azeite, e levar as empadas ao forno, por cerca de 15 minutos
Acompanhar com uma salada generosa e colorida.

Teresa - A Cozinha da Ovelha Negra
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dough:
50g of oat flour
(50g = 10.5 teaspoons = 3.5 tablespoons = 0.2 [1/5] cups)
50g of wheat flour
1 tablespoon (tbsp) of vegetable butter
1 tbsp of olive oil
2 tbsp of water
Salt

Pre-heat the oven at 200ºC.
In a bowl, add all the ingredients and combine until an even dough is formed. Wrap the dough in
cling film and store it in the fridge for about 30 minutes.
After cooled, roll the dough into even balls, and stretch them over the pie cases – be careful to
ensure the dough is thin enough, otherwise it may not bake evenly.
Leave them in the oven until golden.
Take out and set aside.

Filling:
½ chopped onion
½ chopped red pepper
4 chopped fresh mushrooms
50g of broccoli florets
3 tbsp of soy cream
Olive oil, salt and pepper

Kick it off by gently frying the onion and the pepper. When the onion is golden, add the mushrooms and cook them until soft. Add the broccoli and season with salt and pepper. Leave t to cook for about 2 minutes. Finally, fold everything in the soy cream and turn off the heat.
Fill out the previously baked cases.
Stretch the remainder of the dough and cut circle shapes to fit the top of the baking cases, cover the recently poured filling and close the little pies.
Brush the lids with olive oil and bake for another 15 minutes.

Serve it with a bright colourful salad.




Fantástico recheio,!
Lovely filling!

x


1 comment:

Ovelha Negra said...

Estou muito contente por ter aceite este desafio. Receitas para todos não devem ser difíceis e um stress para quem as cozinha. Somos felizes a comer, e com os mais pequenos não deve ser diferente :)
O nosso Family Time tem tudo para dar certo!
A Cozinha da Ovelha Negra