Monday, November 23, 2015

Bolinhos de Peixe / Fishcakes


Estes Fishcakes são algo muito tradicional  uma instituição aqui em UK .. a criançada adora e os adultos não lhes ficma atrás.
O problema é que normalmente são fritos, feitos com um pão ralado branco (super refinado) e levam batata normal (o menor dos pecados).

Nesta minha sugestão reslvi dar-lhe uns quantos twits e torná-los mais fucionais e nutritivos.
Uso batata-doce no lugar da normal batata, pão raldo caseiro feito com um pão integral (excelente forma de reaproveitarmos pão "velho") e adicionei umas ervilhas.

É muito fácil de fazer e resulta muito bem para fazerem aí em casa durate a semana e assim incentivar os mais pequenos a comerem peixe.
Também os podem congelar antes de os panar e assim terão um back-up plan para aqueles dias de menor inspiração.

Acompanhem-nos com vegetais salteados ou assados no forno, uma salada fresquinha ou com um Hummus, algo simples, já que estes já cont~em o Hidrat de carbono da Batata e Pão e a proteina do peixe e ovo.



Ingrdiente (para 6 fishcakes):
-2 batatas-doces
-250g pescada 
-1/2 chávenaervilhas,
- 1 cebola pequena, picada
-2 ovos MAIS 1 para panar
-200g pão ralado (pão integral já com algunsdias eque cloquei no processador)
-sementes de giraassol, a gosto
-sal, pimenta e ervas aromáticas secas, a gosto
- azeite

Preparação:
Começamos por assar no forno a batata-doce (pelar, corta em pedaços pequenos e embrulhar em papel alumínio) -180C até estar bem macia. Entretante, num tacho com um fio de azeite, sal, pimenta, e ervas, cobrirmos com água e escalfamos  o peixe até este ficar macio (lume médio e por apenas alguns minutos), juntem as ervilhas ao peixe que tudo ficará pronto ao msmo tempo. 
Depois retirem estes dois elementos do tacho, escorram muito bem e deixem arrefecer um pouco. 
Assim que a batata estiver assada juntem esta ao peixe e ervilhas e usem a varnha para triturar tudo muito bem.
Juntem a cebola bem picadinha, retifiquem os temperos e juntam dois ovos batidos (cuidado, a mistura não deve estar muito quene ou os ovos cozem). Mexam tdo muito bem com uma colher
Adicionem algum pão ralado para que este absorbva alguma excessiva húmidade da mistura.
Com as mãos ligeiramente untadas com azeite, vamos entao dar a forma a estes bolinhos, Colocar num tabuleiro.
E depois passar cada um pelo ovo batido e depois pelo pão ralado com as sementes de girassol, de novo no tabuleiro e vai ao forno por uns 12 minutos ate ficarem dourados.

Podem também optr por cozer a vaopor ou, e ainda mais rápido, num tacho, coloquem a batata-doce cortada em pedaços pequenos, cubram com água  quente e deixem cozer até ficar al dente, depois juntam a pescada (também em pdaços pequenos) e as ervilhas e dexam cozer por mais uns 4 mintos em lume médio.
Escorrem tudo, deixxam arrefecer e depois juntam os ovos batidos, mexem bem, a cebola picada, e o pão ralado, retificar temperos e depois moldam.



1 comment:

Avelã said...

Incomparavelmente mais saudável, essa tua versão! Ficaram lindos, os 'bolinhos', e parecem deliciosos :)