Wednesday, November 11, 2015

Pizza de Batata-doce


Há muito pouco tempo, a Joana do Blog Rapariga Moderna publicou umas panquecas de batata-doce que me ficaram a piscar o olho ..até ontem.

Ontem resolvi fazê-las para o nosso almoço cá em casa, mais um incentivo a uma maior ingestão de batata-doce por parte do Edu ... mas como já é habitual, tive de lhe dar o meu twist.

À receita da Joana, adicionei flocos de aveia, um ovo e em vez de a fazer na frigideira, resolvi usar o forno ..como se de uma pizza se tratasse .. e não é que resultou lindamente:-)

Posso assegurar-vos que é muito simples de preparar, rápida, económica, cativa qualquer olhar e é de grande utilidade na hora de usar alguns ingredientes já um pouco esquecidos pelo frigorífico ... usem-nos nos topping (apenas procurem ser cuidadosos nessas escolhas).

Manti esta versão vegetariana uma vez que reduzimos cá em casa o consumo de carne e peixe (apenas porque para comprar produtos de boa e segura qualidade, carne de origem biológica e peixe de mar) o nosso orçamento vai para as nuvens (o que é uma tristeza).

Espero que se inspirem tanto como eu fui inspirada pela Joana:-)
Ideal para qualquer jantar da semana... a criançada vai adorar poder pegar com as mãos e nós adultos também .-).



Sem Glúten 

Ingredientes(1 dose igual à da foto)
-1 chávena batata-doce crua, ralada
-1/2 chávena flocos de aveia
-1 ovo
-2 colheres de sopa azeite
-sal, pimenta-preta e tomilho seco, a gosto

Ligar o forno a 200ºC.
Misturar todos os ingredientes numa taça e envolver tudo muit bem.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal e já ligeiramente untado com azeite, colocar esta mistura e com as mãos vamos dando-lhe a forma que desejarmos (redonda, oval, qudrada, etc).
Levar ao forno por 15 a 20 minutos até ligeirmanente crocante.
Depois, tiramo-la do forno, colocamos os toppings desejados e para o forno voltará por mais uns 5 minutos.

Topping:
--molho de toamte
-mozzarella
-cogumelos frscos, picados
-cebola-roxa, picada
-sementes de girassol
-sal, pimenta-preta e óregno, a gosto



3 comments:

Joana Banana said...

Aiii! É quase impossível encontrar carne de boa qualidade por estas bandas. As carnes congeladas não compro, têm muitos ingredientes que não fazem falta e por exemplo os peitos de frango só têm 80% de carne. Aquilo é terrivel, um crime autentico!
Já experimentaste os produtos da Musclefood, http://www.musclefood.com/meat/meat-chicken.html ? Pelo menos os peitos de frango, são mesmo carne! Eu tenho um post no blog, mas ainda não cheguei a agendar, talvez publique amanha para veres. Para mim tem sido um pesadelo comer bem aqui... meu rico Portugal! Achas que as carnes dos Talhos são melhorzinhas? Eu assusto-me com os preços daquilo, mas mais tarde ou mais cedo hei de experimentar. Eu estou desejosa que chegue o natal para poder comer um bom bife de novilho na casa dos meus pais! Aiii :D :D

Em relação à pizza no forno, adorei o fededback. Ficou com otimo aspeto e como usaste aveia deve ter ficado mais estaladico por dentro. 15/20 minutos no forno, nice é um bom tempo de cozedura.

Joana Junqueira said...

Joana, eu só como carne free-range .. ouseja, não dá para comer carne ou peixe tds os dias pois essa é cara.
Tem tabém atenção ás peças menos nobres que são mais baratas mas igualmente muito boas (como pork neck, muito bom para estufar).
Digamos que como menos carne e peixe mas quando como sei que como bons produtos (olha que também em Portugal emos de ter cuidado, tudo quanto seja muito barato e produzio em grande quantidade não deve ser grd coisa).

Não conhecia essa marca mas vou investigar J.
Um beijinho

Avelã said...

A Joana Banana tem esse efeito numa pessoa, quero logo fazer as receitas todas :D
A pizza parece-me uma excelente ideia, deve ficar fantástica :)