Wednesday, December 23, 2015

Uma diferente Ceia de Natal - a pensar nos mais pequenos III

 
 Neste que é a última sugestão para uma Ceia Natalícia diferente, "do Bem" e a pensar nos mais pequenos .. o Blog Creme de Avelã partilha aqui na Edu`s Pantry aquela que é para mim a melhor sobremesa do Natal. Eu adoro uma boa Aletria (não  é qualquer uma não), aquela que fica firme e ao mesmo tempo macia .. adoro mesmo e esta sugestão traz o plus de  ser fit, de não conter Glúten, Lactose ou Açúcar Refinado .. eu já estou fã desta sugestão, espero que também fiquem:-)
 
 
Apesar de ser (estatuto recente, apesar de tudo) fã de canela, as sobremesas tradicionais de Natal nunca foram as minhas preferidas. Todos os anos tenho 'disponíveis', a título de exemplo, formigos e aletria, mas nunca fui a maior fã de nenhum. Associo ambos, talvez por serem servidos em pratos 'ladeiros' e serem natalícios - mesmo assim, considero a aletria mais amigável (isto principalmente porque, não desfazendo, os formigos têm um ar honestamente repugnante... Demorei anos a ter coragem para provar!).
 
Em criança, pensei durante mais tempo do que aquele de que me orgulho que o efeito das massinhas era dado por alguma outra coisa que não propriamente massa em si - e isso manteve-se até ao momento em que provei aletria quente, momento esse que foi de enorme revelação na minha vida. 
Por ser um sabor que 'cresceu' ao longo do tempo e graças alguma insistência (do Natal, não minha) na minha consideração, aqui está a minha adaptação saudável. Talvez exista apenas devido à obsessão portuguesa pelo uso de fontes de hidratos de carbono complexos nas sobremesas na consoada (pensem bem - rabanadas, arroz doce, aletria,... Se esta novidade mudar a vossa vida avisem ;)). Mas, de qualquer maneira, o resultado é delicioso - praticamente à prova de intolerâncias ou dietas, com uma textura fenomenal e um sabor que implanta de imediato o espírito natalício, provoca a qualquer céptico remorsos por ter renegado a sobremesa! 
 
 
Aletria fit (saudável)
Para 5 doses pequenas
Ingredientes:
- 80g de noodles de arroz (usei os da marca 'Koka', que estão à venda em praticamente todas as grandes superfícies comerciais. Podem ser substituídos por quaisquer outros ou aletria em si)
-  300ml de leite (pode ser vegetal, um com sabor funciona muito bem)
-  1 pau de canela
-  1 pedaço de casca de limão
-  1/2 colher de chá de aroma de baunilha
-  10g de mel (1 colher de chá mal cheia) (não fica muito doce; podem aumentar a quantidade se preferirem)
-  2 gemas de ovo

Preparação:
|1 -  Cozer os noodles em água segundo as instruções da embalagem. Enquanto cozem, ferver o leite num tacho com o pau de canela, a casca de limão, o aroma de baunilha e o mel.
| 2 - Escorrer os noodles e adicioná-los ao leite depois de este ter fervido (sem retirar do lume). 3  Deixar que a mistura ferva novamente.
| 3 - Retirar o tacho do lume e juntar as gemas em fio, envolvendo muito bem.
| 4 - Devolver o preparado ao lume, mexendo sempre até engrossar ligeiramente (um ou dois minutos).
| 3 - Dividir a mistura por tacinhas (ou pratos). Se desejado, polvilhar com canela.

 

4 comments:

Avelã said...

Não sabia que eras tão fã de aletria, que engraçado :D
Fico contente por ver a minha receita aqui. Num blog tão giro :)

Joana Junqueira said...

Sim, sem dúvida Aletria é assim uma sobremesa de infância 😄 Adoro. Obrigada eu pelo carinho 😄❤️

PepperWhite said...

Sou leitora assidua do blog e gosto muito das receitas que publica. No entanto, nao aprecio muito aletria e por isso ando a pensar se poderei adaptar esta receita para fazer arroz doce. Sera que posso substituir os noodles por arroz e nao colocar os ovos? O que acha? Obrigada

Joana Junqueira said...

Oi, oi .. bem a receita é da Creme de Avelãs .. mas porque não? ... o arroz requer um tempo de cozedura bastante superior ao desta massa de arroz, mas creio que vale a pena tentar

Depois conta-me como ficou esse arroz doce :-)

Um beijo