Monday, February 15, 2016

Mousse de Chocolate de Batata-Doce (sem Lactose, Açúcar refinado ou Ovos) Vegan


E como prometido lá no Facebook da Edu`s Pantry aqui está a receita da Mousse de Chocolate de Batata-Doce ... sim, de Batata-doce ... como o Edu torce um pouco o nariz a este tubérculo tão nutritivo eu lá tenho de criar receitas onde a incorporee e ele não dê por tal .. muffins, fritatas, brownie e agora esta mousse.

Uma mousse que sabe mesmo a mousse e que é a sobremesa de eleição do meu piolho cá em casa.

Sem Lactose, Açúcar refinado ou Ovos.

-Sobremesa de fim de semana
-para festinhas dos mais pequenos e adultos com várias guarnições (frutas, oleaginosas, granola, etc)

Como está descrito na receita abaixo não resulta tão bem se feita com Agave ou Mel, daí que desde já vos avise que sim, vale a pena o investimento num xarope de ácer (maple syrup).

Uso Xantana para dar uma consitência mais firme ao meu mousse, mas caso aí em casa gostem de uma mousse mais cremosa pulem esse passo que com certeza o resultado final será igualmente bom :-)

Ingredientes (para 8 porções):

-500g Batata-doce de polpa laranja (não resulta tão bem com as de polpa amarela)
-1 1/2 chávena leite vegetal
-1 chávena água
-2 a 3 colheres de sopa cacau em pó (de boa qualidade e sem adição de açúcar)
-3 colheres de sopa xarope de ácer/maple syrup (vale a pena o investimento uma vez que não funciona tão bem com agave ou mel)
-1 colher de chá extrato de baunilha
-1 colher de chá xantana ou agar-agar (ou 1/2 folha de gelatina *)

*- Usei a xantana para dar uma consistência mais expessa ao mousse, mas também podem usar essa metade de uma folha de gelatina, que deve ser previamente demolhada em água bem gelada, por uns 10 minutos, depois muito bem escorrida e dissolvida num pouco do líquido que reservamos e levar depois ao fogo médio até que se dissolva bem para assim evitar grumos. Depois é só juntar esta ao preparado que está no rpocessador de alimentos e bater tudo muito bem

Preparação
1 - Pelar as batatas e cortar em pedaços .
2 - Colocar as batatas, o leite vegetal, a água e a baunilha num tacho e levar ao lume. Assim que ferver, baixar o lume e deixar cozinhar em lume médio até estarem macias. Fica um aroma excelente na cozinha
3- Escorrer e guardar um pouco do líquido.
4- Colocar as batatas num processador de alimentos e aí adicionamos o cacau e o xarope de ácer e batemos até tudo estar bem macio.
5- Dissolver a xantana  numa taça com um pouco de líquido que haviamos reservado (100ml máximo) e depois juntamos ao preparado que está no processador e deixamos bater mais uns 2 minutos. É nesta fase que podem fazer a substituição pela gelatina.
6 -  Verificar se está com a doçura e o cacau que agrada e se necessário ajustem e deixar bater mais um pouco.
7 -  Distribuir por taças e levar ao frio por 1 a 2 horas e depois é só guarnecer com frutas frescas, oleaginosas ou mesmo granola :-)




1 comment:

Avelã said...

Ficou com uma textura mesmo boa! Até brilha :D