Monday, March 14, 2016

O que tenho na Cozinha (para comer, claro)

A pedido de uma leitora, resolvi fazer este post, diferente do habitual ... aqui mostro-vos o que semanalmente tenho na minha cozinha de forma a produzir refeições saudáveis, simples e frescas.

Antes de mais, é preciso dizer que normalmente faço um menu para os 7 dias da semana, segue-se então a lista de supermercado e assim o proceso de confeção fica mais simples, dado que não tenho de pensar na hora o que vou cozinhar .. vejam Este vídeo onde vos dou algumas dicas para simplicar a vossa semana quanto ás refeições a preparar.

E para não cair em tentações .. não compro, ou seja, bolachas, bolos e chocolates ... ou os faço em casa ou saio para os comer... agora em casa não tenho e assim se consegue o equilíbrio .-) Fica a dica. 








Ora bem, não tem nada de ciência a forma como organizo a minha cozinha em termos de produtos.. como faço uma compras semanalmente  tenho semprecoisas fresquinhas no frigorifico e um número razoãvel de produtos na despensa.

Como a imagem acima mostra, aqui em casa hã sempre Aveia, Sementes (como chia, linhaça, girassol e abóbora), Coco ralado, umas quantas Farinhas (de aeia, espelta, integral, de coco e de trigo sarraceno), Olaginosas, Frutos secos (como tâmaras e sultanas), Óleo de Coco e umas Manteigas de oleaginosas (caju, de amendoím e amêndoa).

Todos estes produtos vou cmprando consoante as promoçoes nas lojas de produtos bio (sejam lojas físicas ou online) .. não sou rica, portanto, fica  a dica.. aproveitem promoções.


Quanto aos frescos. Vou jogando com a sazonalidade e também com o meu gosto pessoal.
Como podem ver pela imagem acima, hã Alface, aAho-francês, Cebola, Alho, Cenouras, Tomates, Brócolos, Cogumelos (frescos, aqui em UK são baratos), Batata-doce, Espinafres (não esta na imagem pois estavam no congelaor, tal como as Ervilhas).  Tudo coisas muito simples.


Fruta .. sempre e muita Não só gostamos de a comer no seu estado natural como aproveito algumas para purés (que depois uso para adoçar o iogurte natural ou em bolinhos) ou congelo outras (como bananas e frutos vermelhos) para fazer uns batidos refrescantes.

Os limões são para a minha habitual água com limão que até o Edu já é fã (misturo o sumo de um limão num litro de água e vou bebendo e dando ao Edu durante a manhã).



Nesta imagem de cima temos então algo sempre presente no meu frigorifico: Leite de aveia (este é caseiro, mas por vezes também compro de amêndoas ou arroz), Puré de frutas, Iogurte natural (sabem aquelas iogurteiras que ninguém usa... pois bem, eu uso, e muito, a minha que me dá 1kg de iogurte,) e o meu,já aqui citada no Blog (no post dos Favoritos do Mês de Fevereiro), Molho de vegetais ( faço-o pois o Edu nem sempre quer comer vegetais se os vê e portanto assim, misturado na pasta tudo se resolve).

São tudo coisas muito fáceis de preparar, o molho de vegetais não demra mais que 30 minutos a estar pronto (tempo total de preparação e confeção), o puré de frutas pode ser feito ao mesmo tempo e assim o tempo passado na cozinha é rentabilizado.


 Há sempre, Feijão (eu gosto do preto e compro-o seco pois nao tenho outra opção aqui em UK), Grão-de-bico (seco ou de lata há sempre), Massa integral, Arroz integral ou selvagem e Quinoa.


Quanto à proteína animal, eu adooooro peixe. Aqui a variedade não é muita e os preços carotes, mas tenho sorte pois gosto de peixes não muito caos como é a Cavala (na imagem) ou a Truta.

O Edu gosta bastante destes dois e como não são muito caros fazem sempre parte da nossa compra semanal.  Gostamos de os assar o forno inteiros ou filetar e fazer na frigideira só com um pouquinho de azeite e temperados com sal, sumo de limão e ervas. 

Quando estou em Portugal aproveito e vario mais, lulas, polvo, sardinhas, solha, etc (mas tudo peixe selvagem).

Ah, tenho também sempre umas duas ou três latas de atum (em água) na despensa.


No que diz respeito à carne, confesso que por aqui só consumimos frango (frango do campo - free-range).. e porqê que o compro inteiro? Porque consigo tirar o máximo proveito de um frango inteiro  .. dã-me para 3 a 4 refições  (não se esqueçam que quando partimos um frnago em pedaços na carcaça fica bastante carne ... cozo essa carcaça e as asas num tacho com ´gua abundante, algumas rodelas de cebola, e um ramo de cheiros e depois de cozida, deixo arrefecer e dali vou retirar toda carne que com a faca não havia conseguido antes (com essa carne podemos fazer uns muffins de frnago e vegetais, uma tortilha, colocar numa tarte, etc) .. já o caldo dará para cozer um arroz ou uma pasta.

Óbvio que tenho sempre mais umas coisitas na despensa mas o básico passa muito pelo que aqui escrevi .. como disse antes, nada de especial .. coisas simples que bem combinadas dão refeições repletas de sabor e nutrição .-)

4 comments:

Claudia Jorge Mendes said...

Ola Joana, boa tarde. Muito obrigada pelo post. Eu também faço a ementa semanal, e depois a respetiva lista de compras, facilita imenso a semana. Também aproveito algumas promoções. Fiquei muito curiosa quanto ao molho de vegetais, porque a minha filhota ´também não gosta lá muito. Como é que fazes esse molho? Procurei no blog mas não encontrei. Obrigada e uma boa semana. Beijinhos

Joana Junqueira said...

Oi, oi C ...não tem no Blog de facto, mas é muito simples:
-escolhe os vegetais que quer usar (cebla, alho, aipo, courgete, pimento e tomate pelado)
- cortar grosseiramente e refogar numa panela com azeite, um pouco de sal e ervas
-baixar o lume, tapar e deixar que cozinhem um pouco (5minuots) no seu prórpio vapor
-depois adiciona um pouco de água e deixa em lume médio até que estejam bem macios.
-depois é só triturar e done :-9

Claudia Jorge Mendes said...

Obrigada Joana, vou experimentar, talvez até seja bom para molho de piza. beijinhos

Alexandra Lages said...

Olá! Quanto tempo dura o molho de vegetais no frigorifico? Obrigada!