Tuesday, April 05, 2016

Os meus Essenciais na Cozinha

Este é um post diferente do habitual, ou seja, não se trata de mais uma receita .. mas para completar ESTE  post onde vos descrevi o que semanalmente compro para preparar as nossas refeições cá em casa, hoje trago-vos aqueles que para mim são os meus essencias na cozinha.

Muitos de vocês não sabem, mas digamos que mudo muito de casa, e quando assim é não se pode ter tudo aquilo que queremos, temos de nos remeter ao essencial. Aquilo que preciso para preparar refeições práticas, nutritivas e saborosas. 

E hoje mostro-vos aqui, através de imagens, o básico que carrego "ás costas", ou melhor, de casa em casa ...  coisas nada caras, fáceis de transportar e de arrumar.






































 Processador de alimentos. Pelas receitas que aqui publico sabem que é o "meu mais que tudo" .. uso para tudo um pouco. Creio que custou 70 libras (vem com o copo liquidificador e várias lâminas para os mais diversos cortes de legumes).

 Colheres de pau, espátulas, batedor de varas, um "esmagador" e umas quantas colheres de servir .. um número reduzido mas que serve o propósito.
.




































Copo Liquidificador .. excelente para fazer batidos, passar alguns molhos, sopa  e afins.

 Facas, óbvio .. tenho umas quantas mais, mas estas são as que mais uso (sempre muito bem afiadas).

  Batedeira elétrica .. baratinha e muito eficaz.


Tábuas .. estas são de madeira, ou seja, necessitam de ser muito bem limpas diariamente. Confesso que preciso de comprar mais 2 de tamanho médio.

  Formas .. tenho um pouco mais do que estas que vos mostro.. tenho mais 4 redondas, todas de fundo removível e uns 2 ou 3 tabuleiros grandes. Mas creio que é um número razoável e uso-as todas.

  Tachos, panelas e frigideiras. Não tenho muitos não .. e não preciso .. tenho mais um wok, uma frigideira (todas de fundo anti-aderente .. isso sim faz a diferença), 2 tachos e uma panela daquelas que podem ir ao forno.


 Uma balancça eletrónica (creio que me custou 20 libras e é bastante resistente), uns quantos medidores, um pelador e um ralador, done :-)

 Taças, tenho 2 de vidro e umas quantas de plástico  que são fantásticas quando se tem crianças por perto .-)

 Pratos, tacinhas, travessas .., estes que aqui vos mostro são os que uso para os empratamentos das fotos aqui do blog, foram-me todos oferecidos (a minha grande amiga Su é de louvar) e confesso que gosto de usar pratos diferentes para servir quando tenho gente em casa .. fica uma mesa diferente, com cor e sempre temos mais um tema de conversa .-)

Quase me esquecia da minha mandlina que o meu adorado marido me ofereceu após uns quantos meses a pedinchar, ja que 20 libras por uma coisa aparentemente tão .. simples é um pouco puxadote .. mas vale bem a pena para o corte preciso  de cerrtos legumes e tubérculos.

5 comments:

Avelã said...

Tudo coisas muito úteis que também uso! Tenho esses medidores azuis também :D

Claudia Jorge Mendes said...

Ola Joana, boa tarde...Que bom um novo post com os utensílios da tua cozinha. Em relação ao Robot de cozinha também tenho um desse género, como já está com falhas, estou a pensar comprar um que cozinhe, embora seja mais caro, também ajuda em outras coisas. No entanto ainda estou a ponderar. A batedeira também tenho uma dessas e a minha mãe ofereceu-me uma batedeira planetária, que também ajuda imenso. Ainda não tenho uns medidores desses como tu mas já ando de olho nuns, acredito que seja mais pratico. Formas, a minha perdição, agora ando a trocar aos poucos por essas de fundo amovível, que são bem melhores (na minha modesta opinião). A mandolina comprei há uns 2/3 anos uma da tupperware, são caras mas até agora não tenho nada a apontar. Obrigada por este post. Beijinhos

Joana Junqueira said...

Muito obrigada pelas palavras :-)
Os medidores creio que comprei na TIGER e os outros num sepermercado aqui em UK.

Quanto ao robot de cozinha (daqueles que já cozinham e tal) ... muito sinceramente, se alguém me oferecesse não o recusava, mas não penso em fazer esse investimento. Acho muito caro e com o que tenho mais o fogão e forno fico à vontade para fazer tudo o que preciso.

Eu sei que em Portugal esses robots são best sellers e uma febre, mas aqui em UK apenas certos restauranes mais posh e com bons orçamentos as adquiriram ... o marketing desses robots aí em Portugal foi e é brutal e ainda não vejo necessidade de ter algo do género numa cozinha familiar (mas esta é apenas a minha opinião, nada contra ... se me oferecessem, não o recusava).

Um abraço

Claudia Jorge Mendes said...

Ola Joana, mais uma vez. Eu também ainda estou a ponderar, mas tenho estado a estudar todas as hipóteses. Eu gosto muito destes robot de cozinha, como tu tens, em que é muito idêntico ao meu, embora o teu seja superior, o meu comprei ni lidl. beijinhos

Joana Junqueira said...

Confesso que para fazer manteigas de oleaginosas estes processadores de alimentos n~~ao s~~ao do melhor mas ... ´´e o que tenho e o que uso .-)
uM BEIJO