Monday, May 09, 2016

Oat Porridge ou Papas de Aveia c pela manhã, são servidos?

Oat Porridge, papas de aveia, o que lhe quiserem chamar .. vivendo com um english man este é muitas vezes feito e degustado ao pequeno-almoço (café da manhã) cá em casa. É um dos breakfasts mais usuais em casa de britânicos e com muita história por detrás (façam uma simples pesquisa no google  para um melhor entendimento) e como tal foi algo que aprendi a gostar de fazer para mim e para o Edu.

Faz parte do cardápio (menu) de pequenos-almoços do Edu desde os seus 9 meses .. fazia, e continuo a fazer, com bebdida vegetal (bebida de aveia, arroz ou amêndoa), com banana (inicialmente amassada), sultanas (bem picadinas) e aos poucos foi juntando outros ingredientes como a caela (já ele tinha 12 meses) e as oleaginoas (costumava moer no processador de alimentos até virarem um granulado, hoje em dia apenas as pico bem).

Muito simples de fazer, nutritivo.

- Basicamente trata-se de leite, bebida vegetal ou água quente e aveia. 
- Pode ser feito ao lume ( no fogão) ou no microondas.
- Podem, e devem,  adicionar um montão de outros  ingredientes para o tornar mais delicioso, como xarope de ácer (maple syrup), mel, canela, sementes, oleaginosas, coco ralado (sem açúcar), sultanas e fruta fresca ( como banana, morangos maçã, manga, mirtilos, etc).
- No caso de intolerância ao glúten usem aveia certificada como sem glúten.


Ingredientes (1 adulto e 1 criança ..o exemplo cá de casa, eu e o meu Edu de 2 anos):
-1 chávena flocos de aveia
-1 1/2 chávena bebida vegetal (de aveia, arroz, amêndoas ou de avelãs)
- canela, a gosto
- 1 colher de chá sementes de chia
- 1 colher de chá xarope de ácer
- 6 oleaginosas, picadas (eu gosto de amêndoas e nozes)
- 1 banana, fatiada
- alguns morangos, fatiados

NOTA: Muitas vezes deixo de molho, na noite aterior, a aveia, a chia e algumas sementes, e na manhã seguinte, escorro todo o liquído e passo ao processo que descrevo em baixo. Essa demolha ajuda a reduzir o nível de antinutrrientes existentes na aveia e sementes que podem inibir a absorção de todos os nutrientes que estes alimehtos possuem. (para mais informação leiam este post da V do Mde by Choices

Preparação (versão de fogão):

1- Num tacho colocamos a aveia, a bebida vegetal, o xarope de ácer e a chia e levamos ao lume com o lume médio e vamos mexendo com uma colher até repararmos que o líquido praticamnete foi absorvido pela aveia. por aproximadamente 3 minutos  ( o meu english man deixa bem mais, quase até ferver, mas eu não gosto de me queimar logo pela manhã).
NOTA: Se virem que está a ficar muito concentrado e aperder a consistência cremosa que se procura, adicionem mais bebida vegetal ou água e desliguem de imediato o lume.
2- Depois é só adicionar a canela, mxer e distribuir os restantes ingredientes (banana, morangos e oleaginosas) de uma forma bonita, pois os olhos também comem e é bom começar a manhã com algo agradável.. e a criançada fica logo com outra e boa disposição .-)


1 comment:

Avelã said...

Eu adoro, e essa tacinha cheia de papas e fruta podia vir morar para aqui :D