Wednesday, June 01, 2016

Dia da Criança e dos Gelados - saudáveis e vegan


Hoje celebramos em Portugal o Dia da Criança e como tal aqui no Blog comemoramos este dia com algo que muito prazer dá aos mais pequenos, gelados (sorvete para quem me segue no Brasil). Contudo, não se tratam de uns gelados quaisquer,:

- saudáveis
-vegan
-sem açúcar  (o chocolate que usei é 85% puro e sem lactose)
- feitos com fruta (Bananas. Framboesas e Tâmaras)
- super simples de preparar

Agora que o tempo está bem mais quente, pelo menos aqui na Europa, não há nada melhor que fazer uma dezena destes gelados, deixar no congelador (freezer) e aí a meio de uma tarde quente, tirar um ou dois e ... deliciarmo-nos ... a cara do Edu quando lhe ofereci um destes no outro dia é do melhor que uma mãe pode ter .-)

 Não há desculpa para não fazerem aí em casa estas delícias .. é tão fácil que dá dó comprar daqueles gelados cheios de gordura hidrogenada, açúcar e corantes ... 

Basta terem fruta (como Banana, Manga, Framboesas, Mirtilos ou Morangos), cortar em pedaços pequenos, colocar no congelador (freezer) e umas 4 horas e depois basta transferirem para um processador de alimentos (robot de cozinha), com um pouquinho de água, extrato de baunilha e deixar bater até virar um creme .. mas que creme.

Façam as misturas que quiserem, banana com morangos, manga com mirtilos .. divirtam-se.

Podem comer assim ou então colocar em forminhas, um pau de madeira e levar ao congelador por mais umas 2 a 4 horas e depois podem fazer como eu e derreter um chocolate negro 85% e fazer uma bagunça nos gelados, volta ao congelador por uns 10 minutos e já estarão prontos a serem degustados.

Ah, também fiz uma mistura de banana com tâmaras, mas estas apenas demolhei em água quente por 20 minutos, reduzi a um puré, coloquei num saco e fui intercalando o puré com a creme de banana .. ficou divinal :-)


Esta é a consistência final da banana.

O puré de Tâmaras


Esta mistura de banana com Framboesas o Edu comeu logo após tirar do processador.



No comments: