Wednesday, July 20, 2016

Crumble de Frutos Vermelhos e Gelado de Banana e Morango - VEGAN


Calor bom ... Verão bom e como podem ver pelas imagens ...sol bem forte ali no spot onde normalmente faço as fotos aqui para o Blog (desculpem-me pela qualidade, mas a comida não espera pela luz perfeita .. nem o Edu).

Trago-vos desta vez uma sugestão de Sobremesa que para mim resulta muita bem no Verão. Crumble .. Crumble??? Sim, Crumble é aquela coisa quentinha gostosa que tem a cara do Inverno, eu sei. Contudo, Crumble acompanhado com Gelado ... muda tudo. É o mix perfeito de conforto para o estômago e o fresco que baixa a temperatura corporal, certo? Ou então sou só eu que partilho desta opinião.

Super delicioso, nutritivo, saudável e perfeito como alternativa "do Bem" a qualquer outra sobreemsa gulosa para os mais pequenos.

Pensem num Crumble de Frutos Vermelhos (morangos, cerejas e framboesas, tudo em época) com um Gelado de Banana e Morango

Sem Glúten, Lactose, Açúcar Refinado e 100% Vegano, 



Tanto o Crumble como o Gelado vegano são muito fáceis de preparar, acreditem (como já é hábbito aqui)

O Crumble de Frutos Vermelhos  pode ser degustado por crianças a partir dos 18 meses (caso não exista alergia a Oleaginosas), já o Gelado de Banana e Morangos a partir dos 12 meses (caso não haja alergia ao morango ..se existir basta trocar por mirtilos ou simplesmente banana).
Podemos servir este Crumble de Frutos Vermelhos com um iogurte natural ou de soja, assim como guardar no frio e quando for novamente hora de sobremesa é só aquecer um pouquinho e voilá.


 Ingredientes (forma de 12 por 20cm -6 porções)

Crumble
- 1 1/2 chávena flocos de Aveia (eu uso sem Glúten)
-1 chávena Oleaginosas (mix de amêndoas avelãs e nozes)
- 1/2 chávena Óleo de coco, derretido
- 1/4 chávena Coco ralado, sem açúcar adicionado
- 2 colheres de sopa Xarope de Ácer ou açúcar de coco
- 1 colher de chá Canela em pó

Base
-2 chávenas Cerejas, cortar a meio
- 1 1/2 chávena Mornagos, inteiros
- 1 chávena Framboesas, inteiras
1 colher de chá extrato de Baunila
- 1colher de sopa Amido de milho
Não adicionei nenhum adçante pois não achei necessário

Gelado
- 3 Bananas, cortar em pedaços pequenos
- 1 chávena mornagos, cortar ao meio

Preparação (como resulta cá em casa quando quero fazer e degsutar logo de seguida)

1 - Prepara o Gelado. Cortar as bananas e os morangos em peaços pe quenose, espalhar por cima de um tabuleiro e levar logo para o congelador (frezzer).
2 - Ligar o forno a 180ºc.
3 - Hora da Fruta. Colocar toda a fruta numa taça adicionar o amido de milho, misturar bem com uma colher  e deixar de lado por uns 10 minutos para que a fruta solte algum do seu liquído.
4 - Enquanto isso, vamos ao Crumble. Num processador de alimentos colocamos as oleaginosas e parte da aveia e trituramos até que as oleaginosas fiquem bem picadinhas (para evitar que os mais pequenos se engasguem). De seguida adicionamos os restantes ingredientes e trituramos por mais 1 minuto (até tudo bem incorporado)
5 - Montagem. Começamos por colocar a mistura da fruta e de seguida o crmble. Forno por 20 minutos ou até bem douradinho.

 Depois do crumble ter cozinhado no forno, há que esperar um pouquinho ou muitas linguas se irão queimar

6 - Para fazer o Gelado, basta colocar agora toda a fruta que estava a congelar no processador de alimentos e adicinar um pouquinho de água ou bebida vegetal (arroz, amêndoas ou aveia) e deixar bater até ficar bem cremoso.
Servir de seguida como mostram as imagens .-)



No comments: