Wednesday, July 13, 2016

LANCHE: Quadrados de Banana e Quinoa - VEGAN


Depois de mais de um mês sem novos posts aqui no Blog, volto com mais uma sugestão para a Hora do Lanche.

Já sabem que eu acho esta refeição (que pode ocorrer entre 2 a 3 vezes por dia na rotina de uma criança, adolescente ou mesmo adultos) de extrema importância, logo depois do pequeno-almoço (café da manhã). E passo a explicar o porquê. Todas as mães, pais, avós ou encarregados de educação sabem que nem sempre é fácil para uma criança almoçar ou jantar sem torcer o nariz, ou porque não gosta do que lhe colocam à frente, ou porque estão menos dispostos, têm sono, etc. E é exatamente por isso que se podermos lhes oferecer aos lanches e logo pela manhã refeições compostas, atrativas e ricas em nutrientes, as nossas dores de cabeça são apaziguadas, certo?
Pelo menos comigo é assim que tudo isto se passa.



Mais uma sugestão simples, que rende (basta guardar num local fresco, não necessita de frigor~ifico), sem Glúten, Lactose, Açúcar refinado e sem Ovos.
VEGAN

Indicado para Crianças a partir os 2 anos sem alergia a Oleaginosa.  Passo-vos o meu exemplo, dou dois destes quadradinhos (3 por 3cm) ao Edu pela manhã ou trade acompanhado com uma peça de fruta 8maça, uvas, etc) e faço o mesmo pra mim .-)


Ingredientes (rende uns 12 a 14 quadradinhos)

- 2 Bananas
- 1 chávena Quinoa (demolhar por 8 a 10 horas - durante a noite e depois passar por água)
- 1 chávena flocos de aveia (estes sem Glúten)
- 1/4 chávena Oleaginosas (bem picadnhas)
-2 colheres de sopa xarope de ácer, agave ou açúcar de coco
- 2 colheres de sopa sementes de Linhaça moídas
- 2 colheres de sopa de sementes de Chia
- 3 colheres de sopa Óleo de Coco (derretido)
- 1/2 colher de chá de Canela
- raspas de laranja

Preparação:

1 - Depois de demolhar a quinoa durante a noite (é normalmente o que faço), descartar a água da demolha, colocar num peneiro e aí passar  por água diversas vezes, 
2 -  Colocar todos os ingredientes no processador de alimentos e deixar bater até tudo bem incorporado.
3 - Também podemos fazer sem recurso a um robot, simplesmente, numa taça, esmagar as bananas com um garfo, adicionar a aveia e a quinoa, mexer bem, e depois os restantes ingredeintes.
4 -  Colocar esta mistura num tabuleiro quadrado ou retangular forrado com papel vegetal ou simplesmente bem untado com óleo de coco (não se preocupem muito com o tamanho da forma, pois eu uso para esta receita uma forma grande e moldo a mistura com a espessura e formato que quero, já que a sua consistência dá para tal e durante o processo de forno pouco ou nada se altera)
5 -  Num forno pré-aquecido a 180ºC
, colocamos a forma e deixamos assar por aproximadamente 20 minutos .. até estar dourada.


1 comment:

Avelã said...

Os quadradinhos são muito apetitosos e fazem um ótimo pequeno-almoço! A alimentação do teu filho (e tua) é mesmo exemplar :)