Wednesday, July 27, 2016

Pastéis de Quinoa, Courgette e Queijo Cheddar



 Há muito que não partilhava aqui no Blog uma sugestão salgada, certo? A verdade, é que cá em casa praticamos uma alimentação super saudável, clean, simples (q.b.) e adaptada na grande maioria dos casos ao mais pequeno e ao seu ainda tenro paladar.

Tal como muitos outros pais, também eu sofro na pele com o ar altivo do Edu para com certos vegetais ou fruta .. também a mim me toca essa chatice .. há então que usar a criatividade e se com a fruta a introduzo em smoothies, bolos, biscoitos, porridge e afins, com os vegetais há que fazer um pouco do mesmo.

Pastéis de Quinoa, Courgette e Queijo Cheddar ( Parmesão ou queijo Ilha)

Sem Glúten, mas com Lactose (sendo que quando usamos um Cheddar bem maturado o seu teor de lactose é bem mais reduzido), simples de preparar, com vários Vegetais e Ervas frescas, prático (dá para guaradar no congelador e assar mais tarde) .. delicioso e nutritivo.

Indicado para crianças a partir dos 18 meses (reduzindo a quantidade de queijo para metade)  .. podem pegar com as mãos e sentir a textura, comer por eles próprios e se gostarem, melhor ainda.

Sei que há quem defenda teorias que não devemos esconder ou camufla ros vegetais, mas eu sei que a teimosia do meu Edu é maior do que qualquer teoria desse género, portanto cá em casa eu contorno por agora assim a coisa .. faço molho de vegetais para envolver na pasta, arroz com vários vegetais, introduzo algumas folhas verdes nos smoothies, almondegas e hamburgueres vegetarianos e faço asim uns pastéis. E assim lá vai resultando, uns dias com maior sucesso outros nem tanto . Uma aprendizagem diária.





Demolhar a Quinoa é importante, porquè? Leiam Aqui.

Ingredientes 

- 2 chávenas courgete ralada
-1/2 chávena quinoa, crua
- 1 ovo
- 1/2 chávena queijo cheddar ralado (vale também um parmesão ou um Ilha)
- 1/2 cebola roxa picada
-1/4 chávena cenoura, ralada e depois picada
- 3 colheres de sopa aipo, picado
- 1/4 colher de chá alho em pó
- 3 colheres  de sopa azeite
- sementes de girassol, picadas, a gosto (opcional)
- hortelã e tomilho frescos, picado e a gosto (faz toda a diferença quando as ervas são frescas)
-pimenta-preta, a gosto

Preparação:

1 - Começamos por demolhar a Qunoa, como já disse acima. Depois, descartamos a água da demolha, passamos por água corrente, escorremos e agora sim vamos cozê-la. Num tacho colocamos 2 medidas e meia de água (chávenas), um fio de azeite, umas ervas secas ou frescas e em lume médio deixamos cozer por 10 mintos. Assim que a grande maioria da água evaporar, desligamos o fogo, tapamos e deixamos assim por 5 minutos. destapamos e com um garfo revolvemos os grãos, colocamos num prato  largo para que baixem a temperatura o mais rápido possóvel para os juntarmos aos restantes ingredientes.
2 - Enquano a quinoa coze, vamos ralar a courgete, colocamo-a num coador, salpicamos um pouco de sal e aí a deixamos por uns 10minutos para que solte alguma da sua água.
3 -  Agora temos então tempo para preparar os restate ingredientes, cenoura, cebola, aipo, sementes e ervas e deixamo-los já dentro de uma taça.
4 - À taça, juntamos a courgete, assim que passados os tais 10 minutos, o ovo, o queijo, alho em pó, mexemos bem e por fim a quinoa e o azeite. Mexemos tudo bem e provamos :-)
5 - Depois, com as mãos ligeiramente untadas com azeite vamos formando estes pastéis, procurando compactar o mais possível. Mais altos, mais baixos, maiores ou pequenos.
6 - Podemos levar direitamente ao forno, 180ºC, por 10 minutos (ou ate que estejam ligeiramente dourados) ou congelar e usar num outro dia (goi o qe eu fiz)



1 comment:

The Brunette's Tofu said...

Opá, adoro isto! Que bom que te descobri por aqui *

thebrunettetofu.blogspot.pt