Friday, August 05, 2016

Gelados sem pecado - vegan e sem açúcar


Este Agosto começou quente e assim pareque que vai continuar ... e ainda bem.E as altas temperaturas pedem coisas fresquinhas, como os gelados, certo? Confesso que adoro fazer estas coisas geladinhas, variar na fruta, nas combinações, cores e obter um resultado final sempre gostoso, sem adição de açúcar, sem produtos lácteos, ou seja  veganos e como tal muito nutritivos.


O Edu já sabe onde se encontram aí a meio da tarde lá corre para a cozinha em busca de um gelado que o ajude a combater o calor. Alio assim o facto de serem super saudáveis ao lado económico (faço com a fruta que tenho no momento).



São toai fáceis de preparar que nem vou aqui dar detalhes de quantidades. Partilho as linhas gerais e deixo-vos várias sugestões de combinações de frutas e outros ingredientes .. depois, usem a vossa criatividade e o gosto dos mais pequenos aí de casa.

- Congelar a fruta (madura). Princípio básico para fazerem estes gelados que se comem na hora.
Escolher a fruta que querem, cortar em pedaços pequenos, congelar por 4 a 6 horas e depois bater tudo num processador de alimentos e deixar bater até ficar bem cremoso, Por vezes, ajuda se adicionarmos um pouco de uma qualquer bebida vegetal (aveia, arroz, amêndoa, avelã, etc)

- No caso de usarem moldes para os gelados, não precisam de congelar a fruta previamente, basta que triturem todos os componentes, distribuírem pelas forminhas e aí congelar.

- Depois de escolhido o processo (congelar a fruta, bater e comer OU combinar todos os ingredientes, colocar em moldes e congelar) vamos ás combinações de sabores.
  
Estas combinações são mais indicados para o primeiro processo (congelar a fruta previamente)
    - Manga, Banana e Mirtilos
    - Banana e Frutos Vermelhos
    - Abacaxi, Manga e Meloa
    - Nectarinas (sem a pele), Banana e Mirtilos

Combinações mais indicadas para colocar nos moldes.
    - Tâmaras, Leite de coco, farinha de Alfarroba
    - Abacate, Banana, bebida Arroz ou aveia e Cacau em pó
    - Leite de coco, Morangos, Baunilha
    - Pêra,  Baunilha e Leite de Aveia
   - Frutas vermelhas, Banana e Baunilha
  - Ameixas, Nectarizas,  Mirtoso e bebida de aveia


1 comment:

Mariana Neves said...

Olá Joana,

bem... vou guardar este post religiosamente no meu pinterest como "a bíblia dos gelados". Com este calor fiquei logo com vontade de experimentar todas as combinações!

Beijinhos e bom verão!**