Thursday, September 01, 2016

Falsos Scones de Queijo e Tomilho - Vegano



Depois de um período de férias sempre merecidas é agora tempo de volatr aqui ao Blog e nada melhor do que com sugestões para os Lanches, certo?
O Regresso á Escola está aí e com ele vem a preocupação de quem tem crianças a seu cargo com os seus Lanches, certo? 

Eu partilho dessa preocupação e como tal vou nestas duas próximas semans apresentar-vos 4 sugestões de Lanches que podem fazer não so para os mais pequenos mas também para vocês grandotes(eu levo na minha marmita para comer a meio da manhã). 

Começamos com estes Scones de Queijo Vegano e Tomihlo (ou falsos scones de queijo).

Simples de preparar, sem Lactose, com farinha Integral (a de Espelta) e com um ingrediente que pode surpreender alguns, mas que dará aos vossos Scones um fantástico travo a queijo sem que este seja parte da lista de ingredientes .. como assim Joana? Passo a explicar.

O Nutritional Yeast ou levedura nutricional é um fermento inativo (ou seja não tem o poder de fazer uma massa crescer) que pode ser utilizado como suplemento alimentar ou como tempero.  São uns flocos de cor amarela e cujo sabor faz lembrar o do  queijo, podendo assim ser usado em várias receitas onde o objetivo final é obter algo sem lactose, mas com um bom travo a queijo.
Nao é a  mesma coisa que a Levedura de Cerveja que possui um sabor mais amargo.
A levedura nutricional possui um baixo teor de gordura e de sódio e é rica em proteína e vitaminas do complexo B.



Ingredientes (para 15 scones pequenos):

-2 chávenas Farinha de Espelta
- 1 chávena Bebida de Amêndoa (arroz, aveia ou avelã)
- 4 colheres desopa Óleo de coco (gelado em pedaços)
- 3 colhers de sopa Nutritional Yeast (levedura nutricional, este ingrediente que daá um trvo a queijo)
- 2 colheres de sopa Azeite
- 1 colher de chá Fermento
- 1/2 colher de chá Bicarbonato de sSódio
-  Sal, q.b.
- Tomilho fresco a gosto

Preparação:

1 - Começamos pelo óleo de coco, medimos as 4 colheres de sopa e colocamos no congelador por 10 minutos. Depois cortamos em pedaços pequenos e mantemos no congelador.
2 - Colocamos a farinha de espelta, o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio numa taça e agora adicionamos os pedaços de óleo de coco bem gelados e com as pontas dos dedos vamos agregando todos estes ingredientes até obtermos uma espécie de granulado.
3 - Adicionamos agora o Nutritional Yeast e o tomilho picado com as mãos ou com um garfo.
4  - Abrimos um buraco no centro da taça e aí adicionamos a bebida de amêmdoa e o azeite  e com um garfo vamos agregando tudo até  que vejam que podem passar a usar a mão (ligeiramente enfarinhada) e aí damos corpo a esta massa até obtermos uma bola homogénea.
5 -  Deixamos esta mistura na taça, cobrirmos com uma toalha húmida e deixamos num canto da cozinha quentinho por 1 hora a descansar (o objectivo não é que cresça).
6 -  45 minutos depois ligamos o forno a 180ºC e num tabuleiro colocamos papel vegetal. 
7 -  Com ajuda de um rolo da massa tendemos a massa com cerca de 1,5cm de altura e com um corta-massas redondo e pequeno (usei um com cerca de 3cm de diametro) vamos cortando os scones. Colocar no tabuleiro, pincelar com um pouco de óleo de coco derretido e podemos adicionar mais tomilho fresco ou flôr de sal (este para os adultos, apenas).
8 -  Levar ao forno até cheirar muito bem aí em casa e estarem firmes .. cerca de 15 minutos.




1 comment:

Avelã said...

Já ouvi falar dessa levedura-maravilha e tenho imensa curiosidade em relação a ela! Mas agora passou para os scones, a curiosidade, se pudesse roubar um nem hesitava :P Ficaram tão perfeitinhos! São um lanche mesmo prático :)