Monday, September 12, 2016

Hora do Lanche - Quadrados de Abóbora e Aveia - Vegan

Segunda-feira é sempre aquele dia mais sofrido para muitos que trabalham ou vão para a escola, eu sei .. mas só para adoçar o vosso dia trago-vos mais uma Sugestão para a Hora do Lanche dos vossos pequenos (e para os adultos também, pois eu levo este snack na minha lancheira de vez em quando).

Esta é já a quarta sugestão que eu espero que estejama  adorar, anotar e experimentar aí em casa .. vamos lá dar aos mais pequenos maior diversidade na hora do snack matinal ou da tarde, dar-lhes a conhecer novos saboes, novas combinações, texturas e desafios gastronómicos, certo?  Mesmo que eles torçam o nariz a este ou aquele snack, pelo menos experimentaram e vocês venceram a rotina do pão, iogurte e fruta.

Quadrados de Abóbora e Aveia - a abóbora começa a inundar os nossos supermercados e não serve só para  fazer sopa. Panquecas, Muffins Pastíes e estes  quadradinhos ou barras também podem ser brindadas com o seu sabor e riqueza nutricional (Vitamina A, C, Potássio, Manganésio, Vitaminas do complexo B, fibras).

Sem Gluten, Lctose ou Açúcar refinado -  VEGAN.

Para mais sugestões basta clicar na Etiqueta (Label) dos Snacks/Lanches que vos aparece aqui na coluna do lado esquerdo e por á encontrarão um significante número de sugestões :-)



Ingredientes (tabuleiro de 10 por 20cm)
Base
- 2 chávenas aveia
- 1/2 chávena farinha de arroz (ou de aveia)
- 1/2 chávena bebida vegetal (aveia, arroz ou amêndoas)
- 1/2 chávena óleo de oco, derretido
- 1 banana grande, esmagada
- 2 colheres de sopa xarope de ácer (agaveou mel)
- 2 colheres de sopa sementes de linhaça, moidas
- 2 colheres de sopa sementes de chia
- canela, a gosto
- noz-moscada, a gosto
- raspa de 1 laranja

Opcionl : cacau em pó, farinha de alfarroba, oleaginosas bem picadinhas, outras sementes, sultanas, etc

Topping
- 1 chávena puré de abóbora
- 1/4 cávena bebida vegetal
- 3 colheresde sopa amido de milho (ou polvilho azedo)

Preparação:

1 - Começamos pela Base e num processador de alimentos combinamos todos os ingredientes à exceção dos flocos de aveia e batemos até bem incorporados.
2- Adicionamos agora os flocos de aveia e batemos  por uns 30 segundos.
3 - Transferimos esta mistura para u tabuleiro forrado com papel vegetal e reservamos enquanto fazemoso topping

1- Para o topping é necessário já termos o puré de abóbora feito. Para isso basta descascar uma abóbora-menina, cortar em pedaços pequenos e levar para cozer ao vapor  até bem mole, depois basta bater num processador de alientos ou liquidificador até virar um puré. É bem provavel que vos renda bem mais do que nesta receita é pretendido, portanto podem guardar para fazer uns pastéis de abóbora (receita salgada que entrará em breve no Blog), adiiconar a uma sopa ou para umas belas panquecas, como ESTAS).
2- Numa taça combinamos o amido de milho com o leite e usamos um batedor de varas para evitar qualquer grumo.
- Numa outra taça combinamos o puré de abóbora, a bebida vegetal (aeia, aroz ou amêndoas) e o xarope de ácer e adicionamos a mistura de amido de milho com a bebida vegetal e mexemos bem com as varas até obtermos um resultado final bem homogéneo.

Agora é tempo de colocar este topping sobre a base e levar a forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 a 35 minutos (vai dependerr do vosso forno, mas assim que virem que o topping está mais firme, não na totalidade pois ficará sempre ligeiramete cremoso e aveludado, está pronto).
Retirar do forno e deixar arrefecer por uns 15 minutos antes de o retirarmos da forma com ajuda do papel vegetal. Deixar arrefecer por completo antes de cortar (lembrem-se de limpar a faca a cadacorte para obterem um resulado final perfeito).

Podem deixar no frigorifico (geldeira) ou fora deste guardado numa caixinha, caso  a temperatura da vossa casa não estiver muito alta.



1 comment:

Avelã said...

Que quadradinhos mais gulosos! Ando a ficar fã destas sugestões :D O topping de abóbora parece mesmo bom :)