Saturday, September 24, 2016

Pastéis de Abóbora e Cogumelos


Tenho de partilhar aqui com vocês estes Pastéis que fizeram um sucesso aqui em casa e no trabalho .... São mais uma forma de levar os mais pequenos (e os grandes esquisitos) a ingerirem vegetais de uma forma menos aborrecida do que simpleamente cozidos. 

Trago a Abóbora mais uma vez para a ribalta pois não só sou apaixonada como ela está na sua

Receita simples, prática (ideal para levar nas marmitas ou lancheiras,  como peato principal com um hummus, guacamole, uns chips de batara-doce e molho de iogurte, etc), nutritiva e gira.

Sem Glúten e sem Lactose (embora deixe uma opção com queijo também).

Uma receita que me foi pedida pela Mercearia Bio para colocarem no seu site.




Ingredientes (10 pastéos de  3cm de diâmetro):
- 1 chávena puré de Abóbora
- 1 Ovo
- 3 colheres de sopa Farinha sem Glúten (aveia, arroz, trigo sarraceno, uma mistura pré-feita)
- 3 colheres de sopa Queijo Ilha/Chedar ralado (opcional)
- 5 Cogumelos paris, picados (cerca de 1/2 chávena)
- 1 Courgete pequena, picada (cerca de 1/2 chávena)
- 1/2 Cebola, picada (cerca de 3 colheres de sopa)
- 3 colheres de sopa Aipo, picado
- 2 dentes de Alho, picados
- Sal, Pimenta-preta e Ervas frescas (como tomilho e alecrim), picados
- Azeite, a gosto

Processo:

1- Para o puré de Abóbora, basta descascar a Abóbora-menina, cortar em pedaços grosseiros e cozer ao vapor ou assar no forno coberta com papel alumínio até estar macia. Depois colocamos num pocesador de alimentos  e deixamos bater até obter a consistência de puré.

2 - Cortamos os vegetais bem finamente e vamos numa frigideira ou num tacho, em fogo médio, adicionar um fio de azeite e cozinhamos, primeiro a cebola e o aipo até que a cebola ficar translucida. e posteriormente adicionamos a courgete e o alho, saletamos por mais uns 2 minutos e de seguida, agora em fogo alto, os cogumelos por cerca de 1 a 2 minutos. Temperamos entretanto com sal, pimenta-preta e as ervas frescas bem picadinhas.

3 - Assim que todos os vegetais estejam cozinhados passamo-los para uma taça e deixamos arrefecer por um pouco (5 minutos).

4 - Combinmos depois na taça os restantes ingredientes, começando pelo puré de abóbora, mexemos, o ovo, mxemos para incorporar tudo e por fim a farinha sem glúten (e o queijo caso desejem).

5 - Agora é tempo de lhes dar forma e finalizar numa frigideira com um fio de azeite ou no forno (prefiro na frigideira). Com ajuda de uma colher de sopa tiramos um pedaço da mistura da taça, colocamos diretamente na frigideira e ali damos a forma arredondada ou oval (como preferirem), achatamos um pouco com a parte detrás da colher e deixamos cozinhar de ambos os lados por cerca de 1 a 2 minutos,  em lume médio (usem uma espátula para ajudar na hora de virarem os pastéis).

6 - Servir acompanhados por:
- uma salada quente-e-rfia de quinoa, frango grelhado, rúcula, nozes tostadas e sementes de girassol
- salada de rúcula, alface, pepeino e tomate, guacamole e hummus
- chips de batata-doce no forno e molho de iogurte e ervas
- arroz selvagem com feijão-preto


1 comment:

Avelã said...

Adoro abóbora e esses pastéis parecem-me fantásticos, lembram as famosas pataniscas :D