Monday, October 24, 2016

Bolinhas de Quinoa e Grão - VEGAN


Boa Terça-feira .. esta é uma sugestão que havia prometido partilhar convosco na semana passada, mas andei atarefada e não houve tempo para a editar .. mas como o prometido é devido, aqui está.

Umas Bolinhas de Quinoa e Grão ...perfeitas para os mais pequenos, para levar nas marmitas para o trabalhon (de segunda a sexta também eu tenho essa preocupação .. a de preparar os meus almços e vários lanches para levar comigo).

- São muito simples de preparar
- Com ingredientes fáceis de encontrar (hoje em dia a quinoa está por todo o lado e não necessitam de a comprar somente nos supermrcados que as têm a preços muito altos, comprem online ou em mercearias Bio)
- Sem Glúten
- Veganas
 -Podem ser congeladas logo após terem sido moldadas e quando precisarem basta colocarem no forno
- Podem servir com uma salada recheada de vegetais e com um guacamole, como acompanhamento para um peixe, com um mix de vegetais assados no forno e um molho de iogurte ou de "parmesão veganao", etc




Ingredeintes (cerca de 20 bolinhas pequenas):
- 1 chávena de Quinoa cozida
- 1/2 chávena Grão-de-bico cozido
- 1/4 chávena Cenoura ralada
- 1/2 Cebeola pequena picada
- 2 dentes de Alho
- Ervas frescas picadas, tomilho e alecrim
- Azeite, sal e parpika a gosto

Preparação:

1- Depois de cozinhar a quinoa (sempre que cozinho quinoa para pratos salgados aproveito para colocar algumas ervas na água onde a cozo para lhe dar sabor) e o grão basta colocar estes dois leemtnos num processador de alimentos e reservar.

2 - Numa frigideira vamos saltear a cebola e o alho até estes estarem translúcidos (cuidado para não deixar queimar o alho (coloquem-no inteiro, apenas esmagado).

3 - Agora que temos a cebola e o alho já cozinhdos, deixamos de lado para arrefecerem um pouco e ligamos o procesador de alimentos para incorporar a quinoa e o grão. Adicionamos umas 2 colheres de sopa de azeite e vamos raspando as laterais com uma colher para ajjudar.

4 - Adicionamos de seguida a cenoura e a cebola com o alho e deixamos bater por uns 30 segundos antes de adicionarmos os restantes ingredientes ... os tmperos.

5 - Não se esqueçam de provar e assim que tudo muito bem incorporado numa espécie de pasta vamos dar-lhes forma (convém terem as mãos ligeirmante húmidas para ajudar).

6 - Podemos colocar um tabuleiro forrado com papel vegetal e assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 8 a 10 minutos ou levá-las ao frigorífico (geladeira) por uma hora e depois saltear numa frigideira em lume médio .. ou então congelar.



1 comment:

Avelã said...

Estás desculpada, mas só porque a receita é mesmo boa! :D Parecem ser umas bolinhas mesmo saborosas :)