Monday, October 10, 2016

Hora do Lanche - Muffins de Abóbora, Cacu e Coco


Mais uma semana e mais uma sugestão para a Hora do Lanche .. quase nas quarenta sugestões ( Uauuuu).  E mais uma onde a senhora Abóbora aparece a brilhar.

Já todos aqui sabem o quão fã eu sou de Abóbora e agora nestes meses de Outono eslas andam por todo o lado .. na grande maioria das receitas aqui publicadas uso a chamamda Abóbora-menina (para que saibam). Esta tem inúmeras utilidades, em pratos salgados ou doces, para pequeno-almoço (café da manhã), lanches almoços ou jantares (muffins salgados, fritatas, pastéis, sopas, currys, risotto, etc).

Hoje apresento-vos estes Muffins de Abóbora, Cacau e Coco que são super simples de preparar, práticos para levar na lancheira, sem Glúten, sem Lactose e sem Açúcar refinado :-)



Ingredientes (6  a 8 muffins)

- 1 chávena Puré de Abóbora*
- 1 chávena farinha sem Gluten (uso da marca Doves Farm - uma mistura já pronta)
- 3 colheres de sopa Coco ralado (sem açúcar)
- 2 Ovos
- 2 colheres de sopa Xarope de ácer ou Mel
- 2  colheres de sopa Caceu em pó (sem adição de açúcar)
- 1 colher de sopa sementes de Chia- 1 colher de chá fermrento
- Oleaginosas (nozes, amêndoas, cajus, etc), bem picadinhas como toppig (opcional)

Preparação

* Descascar a Abóbora e cozer a vapor ou assar no forno .. depois de estar bem macia, basta colocar num processador de alimentos e deixar bater até virar um puré.

1- Misturamos os secos numa taça e reservamos.
2 - Com um batedor de varas batemos bem os 3 ovos até bem volumosos (ok, podem usar um batedor eletrico para ser mais rapido).
3 - Aos ovos adicionamos o puré de abóbora e mexemos com as varas muito bem, para que estes não percam muito do volume  que introduzimos inicialmente ao batermos os ovos.
4 - Agora chegou a hora de adiionarmos os secos e fazemos isso a dois tempos, adicinamos metade e mexemos com uma colher com cuidado, adicionamos o restante dos secos e voltamos a ser delicados para que tudo se misture mas continuemos com uma consistência macia.
5 - Colocamos uns papelinhos de muffins (queques) nas formas (como nem sempre tenho, desta vez, apenas usei óleo de coco para untar as forminhas), distribuimos esta nossa mistura (caso queiram é agora  ahora de colocar as oleaginsas picadinhas no topo) e levamos ao  forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até que espetem um palito e este saía seco.



1 comment:

Avelã said...

Adoro abóbora, ainda hoje ao pequeno-almoço comi papas com ela :D Esses muffins são um ótimo lanche, tão fofinhos e saudáveis :)