Tuesday, November 01, 2016

Hamburguer de Grão e Cogumelos / VEGAN




Ase semanas são sempre muito corridas por estas bandas e nem sempre tenho oportunidade para editar as coisas que já produzi, fotografei e degustei .. tenho-nas aqui em rascunho no Blog mas falta-me tempo para as editar .. mas enfim, deixo-me de desculpas e vamos à sugestão de hoje.

Uma, ou melhor, mais uma opção veggie muito prática (uma vez qe podemos congelar), nutritiva (como sempre), saborosa (ervas frescas e alho são uma dádiva da Natureza) e diferente (já que todosnõs, pequenos e grandes merecemos diversidade alimentar).

Para todos aqueles que são vegetarianos ou procuram mais opções sem alimentos de origem animal, estes Hamburgueres de Grão e Cogumelos são, não só, simples de preparar como bonitos de ver (e como a criançada leva em conta este detalhe), práticos (podem congelar antes de os cozinhar, levar nas vossas marmitas) e procuram que os mais pequenos possam aprender a gostar de grão e de cogumelos.



Ingredientes (cerca de 6 Grandes):

- 250g Puré de Grão-de-bico
- 10 Cogumelos Paris (picados)
- 2 colheres de sopa Farinha de aveia (ou outra sem Glúten)
- 1/2 Cebola, picada
- 2 dentes de Alho, picado
- 1 talo de Aipo, picado (cerca de 1/4 de chávena)
- 1 Cenoura, ralada finamente (cerca de 1/4 de chávena) ou 1 Tomate sem pele e sem a polpa picado
- Tomilho fresco ou outra erva do vosso agrado, picada
- sal e pimenta, a gosto
- Azeite

Preparação:

1 - Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2 - Após terem o puré de gão feito basta que o coloquem numa taça e o reservem.

3 - Numa frigideira adicionam um fio de aziete colocam-na ao lume e assim que estiver bem quente adicionam os cogumelos, um pouco de sal e deixam aí estar por 1 minuto, depois sim salteiam por uns 2 minutos mais. Temperam com pimenta-preta (ou não, caso não apreciem) e tomilho fesco. Reservam estes cogumelos num passador de rede para que fiquem secos,.

4 - Na mesma frigideira (e enquanto os cogumelos estão a escorrer) vamos agora saltear a cebola até translúcida, depois adicionam o aipo, a cenoura e o alho picado e deixam cozinhar por uns 3 minutos. Temperar com sal, pimenta e ervas e retiram do lume.

5 - Agora é tempo de combinar todos os elementos na taça onde já estava o puré de grão, adicionar a farinha de aveia, incorporar tudo muito bem com ajuda de uma colher, provar e com as mãos ligeuramente untdas com azeite vamos dar forma a estes Hamburgueres que podem ser maiores ou menores conforme o vosso gosto.

6 - É agora tempo de os clocar num tabuleiro já com papel vegetale levar ao forno por uns 10 minutos ou então congelar e usar durante a semana quando a criatividade para a confeção do jantar faltar -)


2 comments:

Erica Martins said...

Eu já experimentei... ficaram deliciosos 😃 obrigada por todas as partilhas... beijinho

Avelã said...

Gostei muito da sugestão, ando com vontade de fazer uns hambúrgueres deste género :)