Tuesday, November 08, 2016

Maçãs Assadase e Custard / Saudável e reconfortante (sem Lactose)

O Outono é daquelas alturas do ano que têm um aroma muito característico, certo? Pelo menos para mim ... cresci com maçãs assadas com um belo cheirinho a canela, castanhas assadas, a marmelada caseira feita pela mãe, nozes figos secos ... recordações deliciosas  e que me levaram na semana passada a fazer umas Maçãs assadas com uma Custard.

Algo simples, polvilhadas com canela, com sultanas, nozes tostadas, coco ralado como guarnição e uma espécie de Leite-creme (sem lactose, açúcar refinado e mais liquído) ... uma Sobremesa Outonal, recheada de sabor, texturas e só com ingredientes bons e nutritivos.

Para serem feitas nestes dias bem frios onde só uma refeição quente nos aquece o corpo e a alma.
Para os mais pequenos talvez seja melhor reduzir a quantidade de canela e adicionarem as guarnições que mais lhes agradam (dou algumas sugestões abaixo). Sobremesa de Domingo á tarde .-)

Sem Lactose, Glúten ou Açúcar refinado (não é vegan pois uso gemas de ovo).




Ingredientes (4 maças):
-Maças (Royal Gala, Cox, etc)
- Canela
- Xarope de Ácer (ou mel)

Tiramos o core (a parte do centro) ás maças, colocamos num tabuleiro forrado com papel vegetal, polvilhamos com ccanela, um fio de xarope de ácer ou mel e levamos ao forno pré-aquecdio a 180ºC até estarem macias e cozinhadas por dentro.

Guarnições (opções):
- Sultanas, Coco ralado (sem açúcar), Nozes tosadas

- Granola com Oleaginosas e Uvas Passas

- Amêndoas tostadas e Manteiga de Amendoím

Adicionamos estas guarnições na hora de servir (podem mesmo colocá-las separadamente em várias tacinhas no centro da mesa e cada um serve-se).

Custard:
- 1/5 litro de Bebida Vegetal (leite aveia, amêndoas, avelãs ou arroz)
- 3 gemas de Ovo M
- 2 colheres de sopa amido de milho
- 1 a 2  colheres de sopa de xaroepe de ácer ou mel

1 - Numa panela colocamos a bebida vegetal para ferver e enquanto isso, numa taça à parte misturamos as 3 gemas, com o amido de milho e o adoçante escolhido (adicionem 2 colheres de sopa da bebida vegetal a esta mistura para ajudar a que tudo se incorpore melhor e não tenhamos nenhum grumo).

2 - Assim que o leite estiver quente adicionamos 1/3 deste ao preparado das gemas e amido e mexemos bem com um batedor de varas para evitar que as gemas cozam, mais um pouco da bebida quente  e depois vertemos o conteúdo da mistura dos ovos para  a panela e em lume médio vamos mexendo com as varas até vermos que a mistura começa a engrosar e a ganhar aquela textura de leite creme que todos gostamos (fazer o famosos ponto estrada).

3 - Mantenham o lume médio e mexam bem para que não talhe (sa gemas cozam) ou ganhe grumos.
assim que engrossar retiram do lume e vertem para um jarro.

4 - Podem servir logo de seguida ou mais tarde aquecer em banho maria.

Aproveitem :-)


2 comments:

purple said...

Que excelente aspecto! Adoro custard! e adoro maçã! Equipa vencedora!

Avelã said...

Gosto imenso de maçãs assadas, mas não faço há muito tempo! E nunca experimentei com custard, devem ficar ótimas :)