Thursday, December 01, 2016

Porridge de Abóbora (papas de aveia e abóbora) / VEGAN


E como o prometido é devido, aqui está a segunda sugestão desta semana. 

Uma outra forma de usar a Abóbora e assim deixar o pequeno-almoço (café da manhã) doa família mais rico nutricionalmente e mais deliciosos ainda nesta época de friosinho.

Umas Papas de Aveia e Abóbora ou um Porridge de Abóbora .. sem açúcar refinado, sem lactose e sem glúten(pata tal uso uma aveia certificado como sem glúten, mas caso não tenham problemas com tal usem uma aveia convencional que terá sempre uma leve contaminação com o glúten mas não será muito preocupante para quem não seja celíaco). VEGAN

É uma sugestão para ser feita no fim-de-semana pois para tal é necessário que o puré de abóbora já tenha sido previamente feito e requer uns5 a 7 minutos de volta do fogão .. dá também para ser feito antecipadamente e aquecido em banho-maria ou microondas adicinando um pouco de bebida vegetal para voltarmos a ter aquela cremosidade que as papas de aveia devem ter ... vejam so, eu até para lanchinho da tarde faço ou levo para o trbalho :-)

Para toda a família degustar, desde os pequeninos que poucos dentinhos têm (o meu Edu come porridge desde os seus 9 meses), at~e aos mais velhos :-)






































Ingredientes
(4 porções médias ou 6 pequenas )
- 3 chávenas Bebida Vegetal - arroz, aveia, amêndoa, etc
- 1 1/2 chávenas de Aveia
- 1 chávena puré de Abóbora
- 2 colheres de sopa de Xarope de Ácer (mas se cozinhando para babys com idade inferior a 1 ano e meio não adicionem nenhum adoçante mesmo que natural)
- 1 coher de sopa Chia
- 1 colher de sopa Linhaça moída

Guarnição:
- Coco, sementes de Abóbora e canela

Preparaçáo:

1 - Cozinhar o puré de abóbora  - descascar a Abóbora, cortar me pedaços pequenos e cozer a vapor ou em água. Depois reduzir a puré e guardar no frio depois de arrefecido. Podem fazer inúmeras receitas usando o poré de abóbora como ESTA.

2 - Numa panela combinamos a bebida vegetal escolhida, a aveia, as sementes e o puré de abóbora e em lume médio vamos mexendo até que estes estejam cozinhados, cremosos e nós a salivar..

3 - Uns 4 minutos passados e podemos desligar o lume, adicionar o xarope de ácer, um pouco de canela, dar uma mexidela rápida e repartir pelos pratos.

4 - Podem ou não guarnecer com o coco e as sementes de abóbora é totalmente opcional (estas 2 guarnições resultam muito bem quando vamos degustar este porridge já frio na hora do lanche e aí sim a guarnição traz textura e ainda mais sabor)



1 comment:

Avelã said...

Já juntei abóbora às papas várias vezes e adorei sempre o resultado! Ficam tão boas :)