Friday, September 29, 2017

Paleo - Pão de Courgette


Oi, oi, receita nova no blog ... desta vez trago-vos uma sugestão bem simples e rapida de fazer para um Pão super saudãvel e sem Glúten.  A receita não é original, uma vez que a encontrei algures pelo Pinterest quando procurava um pão Paleo, 

E porquê Paleo Joana?? Vejam no final deste post a explicação.

Encontrei esta receita, experimentei, fiz uma ou outra alteração pessoal e  ... estou muito feliz com o resultado final. Tenho então uma alternativa sem Glúten para degustar os meus ovos meidos com cogumelos, para fazer uma sandwich com guacamole e frango grelhado ou simplesmente para levar como snack na Lancheira do Edu :-)





Ingredientes:

- 1/2 chávena farinha de amêndoas (ou de uma outra oleaginosa .. ou mesmo um mix)
- 1/2 farinha de coco
- sal, pimenta e ervas secas (tomilho ou estragão) a gosto
- sementes de abóbora e girassol, para polvilhar por cima antes de ir ao forno
- 1 colher de chá fermento

- 4 ovos, M, bio
- 1/4 chávena  de óleo coco, derretido
- 1 1/2 chávenas courgtte ralada e bem espremida
- fio de azeite, opcional

Oreparação

1- Pré-aquecer o forno a 160º.
2 - Começaos por ralar a courgette, colocar num pano e esprememos até conseguirmos extrair o máximo de liquío possivel.
3 - Numa taça misturamos os ovos, a courgette e o óleo de coco e reservaos.
4 -  Numa outra taça combinamos todos os ingredientes secos, as duas farinhas, sal, pimenta-preta, ervas e o fermento.
5 -  Chegou a hora de combinarmos as duas misturas, os secos adicionamos aos liquídos e com uma colher combinamos tudo muito bem.
6 -  Tranferir esta mistura para uma forma de bolo inglês, ou uma outra do vosso agrado, forrada com papel ou simplesmente bem untada com óleo decoco.
7 - Para terminar colocamos um fio de azeite e as sementes de girassol e abóbora por cima. 
8 -  Levar então ao forno por 30 minutos ou até que um palito saia quase seco (não queremos um pão seco no interior, por isso alguma húmidade no interior do pão é perfeitamente aceitável na hora de colocar o palito dentro).
9 -  Retirar do forno, deixar esfreiar por uns 10 minutos, retirar da forma e  ... degusta na hora ou fatiar e congelar.


 Pelo simples facto ... não tão simples assim ... que todos nõs temos organismos diferentes que lidam bem ou mal com certos alimentos e eu, com o passar dos anos,  desenvolvi intolerância a alguns como aqueles que contêm  glúten, lactose, as super nutritivas leguminosas e ao amido da aveia. Posso continuar a comer grão de bico ou porridge? Sim, mas vou sofrer as consequências fisícas. Tornei-me então Paleo (mas daquelas que não come carne e peixe todos os dias - mais vegetais, sementes e oleaginosas). iSgo uma dieta Paleo com moderação nas porções de carne e peixe, comendo muitos vegetais, frutas, sementes e eleaginosas .. e ovos (adoooro), reservando as escapadelas a dias especiais.

Cada um deve comer e fazer aquilo que melhor se adequa à sua condição física e espiritual .. eu procurei a minha Nutricinista para que ela me ajudasse nesta fase, e aconsselho o mesmo a quem me segue ... procurem sempre um profissional de saúde antes de qualquer mudança drrástica na vossa alimentação pois todos temos organismos diferentes.

No comments: